Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe professor da África do Sul e fortalece internacionalização com University of Western Cape

Última atualização em Terça, 06 de Junho de 2023, 13h08
3231d106-be45-4777-aa9d-e132abeeacc1_copy_copy_copy_copy.jpg
 Da direita para a esquerda o Prof. Abdulrazak Karriem; o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; e o Coordenador de Programas Stricto Sensu, Francisco de Assis de Sousa Nascimento

Com vistas a potencializar às políticas de internacionalização da Universidade Federal do Piauí (UFPI), neste período, o Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) recebe a visita do Prof. Abdulrazak Karriem, diretor do Instituto de Desenvolvimento Social da University of Western Cape (Universidade do Cabo Ocidental - África do Sul). O docente que viaja pela primeira vez para o Piauí, realizou seu doutorado no programa de Cidade e Desenvolvimento Regional na Universidade Cornell – Estados Unidos, e possui pesquisas no Brasil.

O convite destinado ao professor, para visitar o Brasil, especificamente a cidade de Teresina, surgiu na pandemia, por meio de interlocução da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do PPGFIL. Karriem chegou na cidade no dia 25 de maio e deve ficar até agosto deste ano. Na última semana, representando a administração superior da Universidade, o Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o Coordenador de Programas Stricto Sensu, Francisco de Assis de Sousa Nascimento; além de outros docentes, se reuniram para dar as boas-vindas ao visitante e discutirem a respeito da possibilidades de troca de conhecimentos entre as instituições.

Durante estada em Teresina, o Prof. Karriem realiza palestras e minicursos, além de rodas de conversa sobre oportunidades de pesquisa na África do Sul. Essas atividades são abertas para toda a comunidade acadêmica e abordam temas como: mudanças climáticas, desenvolvimento social e cultural, questões urbanas e rurais, movimentos sociais e educação, segurança alimentar e nutricional, pensamento social e filosofia prática.

Além disso, o docente visitante também será co-orientador de uma tese de doutorado do PPGFIL, que começará em novembro deste ano, quando uma aluna do programa de Filosofia irá para a University of Western Cape, por meio do Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES.

6f58a7b7-a519-45a2-8049-9a60c94add52_copy_copy.jpeg
 Prof. Gustavo Silvano Batista a direita; Prof. Regilda Moreira-Araújo no meio; Profs. Francisco de Assis e Abdulrazak Karriem a esquerda

Docente do PPGFIL, Gustavo Silvano Batista, destaca que a visita do professor é uma oportunidade para promover relações entre as duas instituições, de maneira que ambas possam cooperar academicamente, formando uma rede de pesquisa e extensão, especialmente com os cursos do CCHL. “Com isso, pretendemos fomentar oportunidades de estágio de pesquisa tanto para estudantes de pós-graduação da UFPI na Cidade do Cabo, como para os estudantes da UWC em Teresina. Além do intercâmbio de pesquisadores”, pontuou.

O PPGFIL já recebeu visitas de professores da Espanha, Argentina, Uruguai, Dinamarca, e agora África do Sul. Para impulsionar a internacionalização, o programa promove seminários avançados internacionais, em que os professores pesquisadores expõem seus trabalhos acadêmicos e científicos.