Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Startup incubada na UFPI “EcodryTec” participa do maior evento de inovação do Nordeste

Última atualização em Segunda, 05 de Junho de 2023, 12h47

24ad0c95-91c3-445a-8c55-d1f731a2e23a.jpg

Evento NEon aconteceu em São Luis (MA)

A Startup EcodryTec, criada na Universidade Federal do Piauí, participou do Nordeste On (NEon) na edição de 2023 que aconteceu em São Luís (MA) e reuniu 270 startups de todos os nove estados da região, além do Pará. Realizado pelo Sebrae, é o maior evento de inovação do nordeste com objetivo de criar conexões e fortalecer o ecossistema de startups, de modo a contribuir para atrair investidores interessados em aportar investimentos nas boas ideias de negócios geradas. A participação contou com o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI/UFPI).

f8e3339e-1be0-4305-af54-421eda7516a9.jpg

A EcodryTec Tecnologias Renováveis para Desidratação de Alimentos foi criada em 2017 e conta como sócio-fundadores, os professores Adriana Galvão (Departamento de Artes – DEA/CCE) e Alexandre Miranda Pires dos Anjos (Departamento de Física – DF/CCN). A startup já participou de diversos eventos ligados à energia solar, agronegócio e gastronomia, colaborando para a presença do Piauí no radar da inovação do Brasil.

a5a32cc7-42e1-4256-8592-72b7afd48757.jpg

Adriana Galvão, CEO e desenvolvedora de produtos da empresa falou sobre a importância da participação no evento e a parceria com a UFPI que proporcionou à Ecodrytec um ambiente propício para aprimorar suas pesquisas e aperfeiçoar seus produtos. “Essa experiência foi essencial para o desenvolvimento do modelo de negócio e aprimoramento das soluções tecnológicas da empresa. A Ecodrytec reforça seu compromisso com a inovação, sustentabilidade e busca por soluções tecnológicas que contribuam para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento sustentável e socioeconômico da região nordeste do Brasil. A startup continua sua jornada de crescimento, impulsionada pelas oportunidades e conexões geradas por essas experiências promovidas pelo Sebrae e pelo sistema de incubação acadêmica da UFPI”, destacou.

2de2d5d8-2367-4078-b601-3d14dabb1bcd.jpg

Da esquerda pra direita,  Alexandre Miranda Pires dos Anjos e Adriana Galvão sócio-fundadores da Ecodrytec, e Albemerc Moura de Moraes representante da PROPESQI/UFPI

A startup brasileira Ecodrytec vem conquistando destaque no cenário nacional com sua tecnologia inovadora para desidratação de alimentos movida por energia solar híbrida termofotovoltaica. Com uma trajetória marcada por participações em programas de aceleração, a empresa se firma como um exemplo de sucesso no setor de sustentabilidade. Os professores fundadores enfatizaram a importância da tecnologia EcodryTec representar o estado, pois demonstra o potencial inovador do Piauí no cenário nacional.

Keylla Urtiga, coordenadora de pesquisa da PROPESQI, ressaltou a importância da participação da startup incubada na Inbate/UFPI no evento, por se tratar de um dos mais importantes do Nordeste. “É um ambiente profícuo para a realização de networking e difusão das tecnologias e soluções inovadoras desenvolvidas em nossa instituição, bem como uma oportunidade para as equipes aperfeiçoarem seu negócio ou compartilharem sua experiência”, disse.

INOVAUFPI-56.jpg
 Keylla Urtiga, Coordenadora de Pesquisa da PROPESQI/UFPI

A empresa também foi contemplada pelo InovaUFPI, programa que é a maior iniciativa de apoio ao empreendedorismo e inovação na Universidade Federal do Piauí, que foi lançado em 2022. O Programa consiste em uma iniciativa da PROPESQI em parceria com o Sebrae, que tem como objetivo fomentar o empreendedorismo e a inovação entre os estudantes, professores e pesquisadores da UFPI, estimulando a criação de startups e projetos inovadores que possam gerar impacto na sociedade e fortalecer o ecossistema de inovação. Novos projetos estão sendo incubados para incrementar tecnologia do estado.

Confira mais fotos:

2dc47491-7435-420b-969c-6b9f877e05a3.jpg