Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI conclui campanha do Maio Vermelho em prevenção ao câncer de boca

UFPI conclui campanha do Maio Vermelho em prevenção ao câncer de boca

Última atualização em Sexta, 02 de Junho de 2023, 17h12

maiovermelho1.png

A equipe do Serviço Odontológico (SEOD) da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (PRAEC/UFPI), Colégio Técnico de Teresina  (CTT) e dos Núcleos de Assistências Estudantil (NAE) dos Campi de Floriano e Picos realizaram no mês de maio ações voltadas à campanha Maio Vermelho, que busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer de boca, em alusão ao Dia de Combate ao Câncer Bucal e ao Dia Mundial de Combate ao Fumo, celebrados em 31 de maio.

Entre as atividades previstas foram realizadas palestras, rodas de conversa, divulgação nas redes sociais e intervenções em espaços da universidade.

maiovermelho2.png

Campanha percorreu os campi da Universidade

De acordo com o Serviço Odontológico, este foi o primeiro ano de campanha junto a comunidade da UFPI, e a intenção é expandir nos próximos anos para atingir mais a comunidade acadêmica. Dessa forma, pretende-se melhorar o conhecimento sobre o câncer de boca e deixar a comunidade atenta aos sinais, como manchas, nódulos e feridas que não cicatrizam dentro de 15 dias.

Em Teresina, a equipe do SEOD, representada pelas Auxiliares de saúde bucal Francisca Silva e Elizabete Menezes, realizou divulgação da campanha por meio de panfletos informativos em espaços estratégicos da UFPI, como no curso de Odontologia, DCE e Restaurante Universitário.

No CTT, a cirurgiã-dentista Lívia Teixeira e a auxiliar de saúde bucal Maria do Amparo, realizaram ação no Pátio do colégio, alertando os estudantes e servidores sobre os sinais de alerta do câncer bucal e orientações sobre o autoexame da boca.

Em Floriano, a cirurgiã-dentista Bartira Damasceno, SEOD do NAE do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) realizou palestra sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer da cavidade oral, abordando os tipos de câncer mais prevalentes voltada aos servidores terceirizados do Campus. Houve também sorteio dos kits de higiene bucal entre os servidores presentes.

Em Picos, a cirurgiã-dentista Ana Virgínia Feitosa, do SEOD do NAE do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, realizou ações de conscientização contra o Câncer de Boca, alertando a comunidade universitária sobre os sinais da doença, os fatores de risco e as formas de prevenção. Foram realizadas palestras com título "Câncer de Boca: da prevenção ao diagnóstico", no Auditório do NAE, para funcionários terceirizados e alunos moradores da Residência Universitária. Além da divulgação de material educativo em redes sociais, foram realizadas ações educativas no Pátio do Campus com distribuição de folders e colagem de cartazes educativos em espaços de grande circulação como na entrada do Restaurante Universitário, na entrada do NAE e no pátio.

Confira o folder da campanha.

Confira mais fotos:

maiovermelho3_copy.png