Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa do I Encontro Regional da Academia Brasileira de Ciências (ABC)

Última atualização em Quinta, 01 de Junho de 2023, 18h16

WhatsApp_Image_2023-06-01_at_14.30.10.jpeg

Encontro Regional da ABC com a Comunidade Científica aconteceu dia 30 de Maio na sede da ACIPI

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, esteve presente no Encontro Regional da ABC com a Comunidade Científica, que aconteceu na terça-feira (30/5). Essa foi a primeira edição do evento no Piauí, bem como é o primeiro estado do nordeste a receber o primeiro evento regional da Academia Brasileira de Ciências. O evento foi uma parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e da Academia de Ciências do Piauí (ACIPI), com organização da Academia Brasileira de Ciências (ABC) Regional Nordeste.

Na ocasião, foram discutidos os objetivos para aumentar a presença da Academia no estado, como também métodos para intensificar o engajamento de pesquisadores locais em suas iniciativas. O Reitor Gildásio Guedes, destacou a importância da presença da Universidade em eventos que dialogam sobre a relevância dos pesquisadores, principalmente no âmbito regional. “Na UFPI, sempre trabalhamos com três pilares e um deles é a pesquisa, sempre buscamos incentivar, fortalecer e valorizar a pesquisa na nossa instituição. Apoiar eventos que buscam engajar cada vez mais essa comunidade é uma forma da instituição encorajar a pesquisa acadêmica e fazê-la crescer no Piauí”, pontuou.

O Presidente da Academia de Ciências do Piauí, Prof. Paulo Henrique Lima, evidencia a presença da UFPI como uma referência para a constante produtividade de pesquisas no estado. “A nossa intenção com esse encontro é difundir mais a Academia Brasileira de Ciências no Piauí e mostrar como é que se dá o processo de seleção para o ingresso de novos acadêmicos. No Piauí, existem pessoas capacitadas para pleitear uma vaga na academia, e acreditamos que seja pela presença da Universidade Federal do Piauí, que exerce grande influência na região, do ponto de vista da sua produtividade, e o quanto isso impulsionou o desenvolvimento de pesquisas”, ressaltou.

Ainda segundo o professor, a reunião foi promovida pela Academia Brasileira de Ciências e o Piauí foi o primeiro estado da região nordeste a receber um encontro regional. “O Prof. Anderson, que é o Vice-Presidente Regional, disse que a intenção da Academia Brasileira de Ciências para o Nordeste é fazer o mesmo evento em todos os estados, sendo o Piauí o primeiro da região que recebeu o evento”, acrescentou.

Também estiveram presentes o Vice-Presidente Regional, Prof. Anderson Gomes; e o Professor da USP, Sylvio Canuto que é um dos membros da comissão de seleção para ingresso na Academia Brasileira de Ciência. Além de representantes dos órgãos apoiadores que são: Sociedade Brasileira de Física (SBF), do Instituto Federal do Piauí (IFPI), da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI), da Associação Profissional dos Geólogos do Piauí (AGEPI) e da Federação Brasileira de Geólogos (FEBRAGEO).

Confira mais fotos do evento

WhatsApp_Image_2023-06-01_at_14.30.11.jpeg

WhatsApp_Image_2023-06-01_at_14.30.12.jpeg