Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: Alunos do curso técnico em Agroecologia realizam visita técnica

Floriano: Alunos do curso técnico em Agroecologia realizam visita técnica

O Colégio Técnico de Floriano (CTF), por meio do Curso Técnico em Agroecologia ofertado pelo PRONATEC, promoveu viagem técnica aos alunos da disciplina "Agroecologia Vegetal I: oleícolas e plantas medicinais" ao município de Arraial, localizado no semiárido piauiense. O município tem bom potencial para produção de hortaliças, pois, apesar do regime pluviométrico irregular, seu lençol freático tem água de boa qualidade e em quantidade suficiente, dessa forma, vários agricultores estão apostando nesse setor.

Alunos conhecem hortas agroecológicas

Durante a visita, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer duas hortas agroecológicas; uma em formato convencional e outra em formato circular, chamada de PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável construída em parceria com o SEBRAE/PI. As duas unidades visitadas produzem alface, coentro, cebolinha, quiabo e pimentão. Toda a produção é vendida na feira pela própria família.

Uma das hortas visitadas é do agricultor Jeovan Pereira, pai do ex-aluno do CTF Helcias Pereira. O egresso do curso técnico em Agropecuário aplicou os conhecimentos adquiridos e ampliou a produção de hortaliças da família implantado o cultivo hidropônico - cultivo sem solo, por meio de soluções nutritivas, método tecnificado de produção. Atencioso, Jeovan Pereira colocou sua propriedade à disposição para outras visitas técnicas: "Fico feliz em contribuir com a instituição em que meu filho estudou", disse.

O aluno do CTF, Jackson, afirmou que ele e os colegas ficaram encantados com as diferentes formas de produção de hortaliças presenciadas durante a visita; além da oportunidade de realizar aula prática. As alunas Nathalia e Francisca ficaram empolgadas para implantar a atividade em sua propriedade, localizada no município vizinho de São Francisco do Piauí.

Alunos participam de aula prática em hortas do município de Arraial

A coordenadora do Curso, Prof.ª Dr.ª Conceição Matias, explicou que as visitas técnicas possibilitam uma rica troca de experiências entre alunos e produtores, além de motivar os discentes.