Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Odontólogos da PRAEC/UFPI são premiados em evento internacional

Odontólogos da PRAEC/UFPI são premiados em evento internacional

Última atualização em Segunda, 29 de Mai de 2023, 15h22

Nos dias 25 a 27 de Maio, aconteceu em Teresina o 8º Congresso Internacional de Odontologia do Piauí, o maior evento de Odontologia do Meio-Norte do país. Na ocasião, os odontólogos da Coordenadoria de Assistência Comunitária - CACOM, vinculada a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC, Jessa Alcobaça, Thais Torres e Patrick Quelemes participaram do evento.

WhatsApp_Image_2023-05-29_at_14.56.41_copy.jpeg

Odontólogo Patrick Quelemes realizou palestra durante evento de Odontologia

Além de atualizarem seus conhecimentos no campo de estudo da Odontologia, Patrick Quelemes proferiu a palestra “Panorama atual sobre resistência antimicrobiana de patógenos bucais: estamos em alerta?”. As odontólogas Thais Torres e Jessa Alcobaça apresentaram trabalhos sobre as ações da Assistência Estudantil na UFPI voltadas para área odontológica.

WhatsApp_Image_2023-05-29_at_14.56.42_copy.jpeg

Odontóloga Thaís Torres apresentou o trabalho “Odontologia na Assistência Estudantil: uma atuação para além do consultório”

O trabalho intitulado “Odontologia na Assistência Estudantil: uma atuação para além do consultório”, apresentado por Thaís Torres, buscou enfatizar a atuação do cirurgião-dentista na Assistência Estudantil em áreas que não estão dentro da rotina de formação acadêmica tecnicista. A pesquisa possibilita a construção de um novo olhar perante a prática odontológica dentro do ambiente universitário, desempenhando importante papel na melhora da qualidade de vida e desempenho escolar dos estudantes.

WhatsApp_Image_2023-05-29_at_14.56.41_1_copy.jpeg

Odontóloga Jessa Alcobaça discutiu a pesquisa “Kit Odontológico: 12 anos na Assistência Estudantil da UFPI”

A discussão “Kit Odontológico: 12 anos na Assistência Estudantil da UFPI”, que relata a história de sucesso da concessão desse benefício na Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi apresentada por Jessa Alcobaça. Há 12 anos esse benefício existe dentro da política institucional de Assistência Estudantil da UFPI de modo a contribuir para permanência dos alunos de Odontologia no curso, sendo subsidiada pelo Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), regulamentado pelo decreto no 7.234/2010. Desde 2011, a UFPI cedeu 167 kits odontológicos com cerca de 38 itens cada e atualmente possui 67 kits em posse dos alunos. Este trabalho foi premiado com menção honrosa em 1º lugar na categoria Relato de Experiência Pós-graduação demonstrando a importância desta ação de permanência ofertada pela PRAEC aos estudantes de Odontologia.