Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aluno de Matemática conquista primeiro lugar em Concurso de Monografia

Aluno de Matemática conquista primeiro lugar em Concurso de Monografia

O aluno do 3º período do Curso de Matemática da Universidade Federal do Piauí, Maxwel Soares Santos conquistou o primeiro lugar do XI Concurso de Monografia da CVM e BM&FBOVESPA. Com o trabalho intitulado "Os investidores brasileiros no âmbito das finanças comportamentais", o acadêmico foi o vencedor na categoria 1, cujo tema era "O comportamento da pessoa física no mercado de ações brasileiro".

Seguindo os princípios das finanças comportamentais, o estudo do acadêmico de Matemática analisou o comportamento de investidores diante da tomada de decisão. A partir da análise dos resultados, concluiu-se que o comportamento dominante entre os investidores pesquisados foi o de aversão ao risco. Os entrevistados também manifestaram alguma preferência por investimentos em títulos nacionais.

A monografia premiada pode ser lida na íntegra AQUI.

Concurso de Monografia da CVM e BM&FBOVESPA - O Concurso de Monografia existe há mais de 10 anos com o objetivo de estimular a pesquisa sobre o Mercado de Capitais. Ao longo desse período, premiou trabalhos acadêmicos de jovens universitários, matriculados em cursos de graduação reconhecidos pelo MEC, bem como de recém-formados. Apesar de ser uma iniciativa da CVM e da Bolsa, outras entidades representativas do mercado integram a Comissão Julgadora (ABRASCA, ANBIMA, APIMEC e IBRI), o que permite uma avaliação mais pluralista das melhores monografias.

Confira o resultado do XI Concurso de Monografia da CVM e BM&FBOVESPA.