Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Ciências da Natureza é avaliado com nota 4 pelo MEC
Início do conteúdo da página

Curso de Ciências da Natureza é avaliado com nota 4 pelo MEC

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Implantado em 2009, o Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, do Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, foi avaliado com conceito 4 pela Comissão de Avaliação do Ministério da Educação (MEC).

A escala de avaliação do MEC varia de 1 a 5, na qual a nota 4 equivale ao conceito muito bom. O coordenador do Curso, Prof. Rômulo José Fontenele Oliveira comemorou o resultado da avaliação ao defini-la como muito positiva. "Por ser um curso novo, ser avaliado com nota 4 nos orgulha muito. O resultado reflete o trabalho que foi feito pela universidade - Administração Superior, Coordenação do Curso de Ciências da Natureza, professores e alunos - para consolidar o curso", declarou. Segundo o coordenador, a nota 4 coloca o Curso de Ciências da Natureza entre os mais bem avaliados no país pelo MEC.

Avaliadores do MEC; Coordenador do Curso de Ciências da Natureza, Prof. Rômulo Oliveira; Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Socorro Lopes e Vice-Reitora da UFPI, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira

O curso de Licenciatura em Ciências da Natureza forma professores para atuar no ensino de Ciências do 6° ao 9°ano das séries fundamentais. Mas, com a pós-graduação, há a possibilidade dos profissionais atuarem também no ensino superior.

Entre os diferenciais do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, o Prof. Rômulo destaca a integração da matriz curricular e das atividades do curso com o mercado de trabalho. Prova disso são os trinta alunos que realizam estágio em escolas da rede municipal de ensino. O coordenador destacou ainda a empatia dos alunos com o Curso: "Percebemos que os alunos gostam do Curso e muitos já demonstram o interesse em dar continuidade aos estudos com a pós-graduação".

Para a avaliação do MEC, foram analisadas cinco categorias:
Dimensão 1: Organização didático-pedagógica. A Comissão de Avaliação verificou que existe articulação entre a gestão institucional e a gestão do curso e que as políticas institucionais estão bem implementadas.

Dimensão 2: Corpo docente e tutorial. Do total de 24 professores, 9 são doutores e 15 mestres. De acordo com o relatório, "grande parte do corpo docente apresenta experiência na educação básica e no magistério superior". A avaliação destaca também que o coordenador Prof. Rômulo, desempenha com excelência a gestão do Curso.

Dimensão 3: Infraestrutura. Os avaliadores consideraram a infraestrutura muito boa, destacando a Biblioteca Central da UFPI "com vários espaços individuais e coletivos para o acesso acadêmico e de destaque para acessibilidade".

A comissão de avaliadores do MEC, no final do relatório, concluiu que o Curso de Ciências da Natureza da UFPI "apresenta um perfil MUITO BOM de qualidade", com conceito final 4.

Os avaliadores do MEC, Marcus Querol e Cláudio Lúcio Amaral, apresentaram o relatório de avaliação à Administração Superior da UFPI em reunião realizada no dia 14 de fevereiro, às 16h, no Salão Nobre da Reitoria, com a presença da Vice-reitora, Prof.ª Dr.ª Nadir Nogueira; da Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Prof.ª Dr.ª Maria do Socorro Lopes; da coordenadora de currículo, Prof.ª Dr.ª Mirtes Carvalho; da diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Lage; da Chefe do Departamento de Biologia, Prof.ª Dr.ª Gardene Sousa e do coordenador do Curso de Ciências da Natureza, Prof. Ms. Rômulo José Fontenele Oliveira.

Presentes na reunião (da esquerta para a direita): Diretora do Centro de Ciências da Natureza (CCN), Prof.ª Dr.ª Maria da Conceição Lage; Chefe do Departamento de Biologia, Prof.ª Dr.ª Gardene Sousa e coordenadora de currículo, Prof.ª Dr.ª Mirtes Carvalho  

Avaliadores do MEC

A primeira turma do Curso de Curso de Ciências da Natureza da UFPI, composta por dez possíveis formandos, cola grau neste semestre (2013.2). "O reconhecimento do Curso pelo MEC é uma garantia do diploma e da consolidação definitiva do Curso como incentivo para uma carreira digna e reconhecida no mercado de trabalho", declarou o coordenador Prof. Rômulo Oliveira.

Fim do conteúdo da página