Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe Comissão de Escolas Médicas do MEC para acompanhamento do Curso de Medicina de Picos

Última atualização em Segunda, 22 de Mai de 2023, 16h29

add62f68-afb2-4234-8c69-f256b65a6e19.jpg

Reunião ocorreu no Salão Nobre da Reitoria

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) a equipe da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM) do Ministério da Educação (MEC) para discutir o desenvolvimento do curso de Medicina do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros, em Picos. Em reunião realizada no Salão Nobre da Reitoria, foram recebidos os representantes da CAMEM Ademir Garcia, Dione Maciel e Mauro Shosuka, acompanhados do Vice-Reitor, Viriato Campelo, e da Coordenadora do Curso, Patrícia Batista.

O acompanhamento atende à resolução do MEC quando instituiu o Programa Mais Médicos em 2013, o qual estabeleceu o monitoramento e avaliação das escolas médicas da expansão das Universidades Federais. No caso do curso de medicina de Picos, a primeira turma ingressou no período 2016.2 e desde então o acompanhamento foi constante.

WhatsApp_Image_2023-05-22_at_16.04.41.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Neste mês de maio, foram formados os primeiros alunos do curso, um indicativo de que esse monitoramento está em processo de conclusão. A partir disso, uma equipe do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) será designada para avaliação do curso. O objetivo é alçar o ensino ao indicador máximo de excelência (Nota 5). O Reitor ressaltou os esforços da Instituição para lograr bons resultados. "A UFPI se faz próxima da continuidade do curso, por entender a importância desse acompanhamento para a formação de bons profissionais", garantiu.

829dce26-daff-48c1-b402-a8d6fd037413.jpg

Professora Dione Maciel faz parte da Câmara de Ensino de Medicina do MEC

A professora Dione Maciel acompanha o curso desde 2019. Com o auxílio de uma plataforma, são realizadas periodicamente reuniões virtuais, intercaladas com visitas presenciais. “Nós avaliamos o que está bom, bem como os pontos críticos. Dessa forma, tentamos ajudar, instrumentalizando, dando ideias. Uma troca de experiências para ajudar o curso a formar a primeira turma e ser reconhecido”, explicou. Ela acrescentou que nessa etapa, é elaborado um relatório com os resultados observados para constante melhoria do ensino.

6b13d917-d715-49b4-ab69-de2b86c83d74.jpg

Coordenadora do Curso de Medicina de Picos, Patrícia Batista

Para a coordenadora do curso, Patrícia Batista, este é um momento de avançar na implementação da Residência Médica, como cumprimento da contrapartida estabelecida pelo MEC na regulamentação do curso de medicina. Já existe um acolhimento por parte do Hospital Regional de Picos, que demonstrou interesse em avançar a parceria com o ensino da UFPI. "Nosso objetivo é garantir um maior cenário de prática, para consolidar uma maior qualidade de ensino”, destacou.

Na ocasião, também estiveram presentes a Superintendente de Recursos Humanos da UFPI Flávia Lorenne, a Diretora de Governança, Cleania Sales e a Procuradora Institucional Edna Magalhães.