Ação da Campanha Maio Vermelho na UFPI discute prevenção ao câncer de boca

ENFERMAGEM_PALESTRA-20.jpg

Palestra resulta em uma das ações da campanha Maio Vermelho

Em mais uma ação do Serviço Odontológico da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários da Universidade Federal do Piauí (PRAEC/UFPI), foi realizado na tarde desta sexta-feira (19) o evento “Câncer de Boca: O Papel da Odontologia no Diagnóstico, Tratamento e Suporte ao Paciente Oncológico” que trouxe palestras relacionadas à temática. O evento é o primeiro de uma série de ações que serão realizadas pela PRAEC, em conjunto com o curso de Odontologia, para evidenciar a campanha do Maio Vermelho, no qual propõe conscientizar a sociedade sobre a prevenção do câncer bucal. As palestras foram realizadas no auditório do curso de Farmácia, localizado no Centro de Ciências da Saúde, e nos Campi Amílcar Ferreira Sobral (UFPI-Floriano) e Senador Helvídio Nunes de Barros (UFPI-Picos). Vale mencionar que as ações também serão realizadas por cirurgiões dentistas dos núcleos de assistência estudantil.

ENFERMAGEM_PALESTRA-2.jpg

Cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Thaís Torres

Na palestra "Câncer de boca: os desafios da prevenção ao diagnóstico”, a cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Thaís Torres, expôs a importância dos estudantes e profissionais da odontologia terem conhecimento básico para conseguir o diagnóstico de lesões potencialmente malignas e lesões de câncer já em desenvolvimento. A importância do autoexame e o direcionamento do olhar para a própria boca também foram tópicos citados. “O grande desafio que temos hoje é a subnotificação de casos de câncer bucal no estado do Piauí, então capacitar os futuros profissionais e promover o conhecimento precoce ajuda a antecipar o diagnóstico de um paciente”, afirmou a professora palestrante.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Câncer de Boca é o oitavo tumor mais frequente no país. Entre 2023 e 2025, estima-se que surjam 15.100 casos por ano no Brasil, sendo 140 diagnosticados no Piauí. Quando detectado e tratado em fase inicial, há possibilidade de cura. Porém, quando não tratado, a expectativa de sobrevida é de apenas 5 anos.

ENFERMAGEM_PALESTRA-6.jpg

Cirurgiã-dentista do Serviço Odontológico da PRAEC, Jessa Alcobaça

Jessa Alcobaça, também cirurgiã-dentista na PRAEC, trouxe a temática “Cuidados Odontológicos ao paciente com câncer de boca” e destacou principalmente a importância de uma equipe multidisciplinar para tratar o paciente e a assistência humanizada com direcionamento na autoestima. Em uma equipe multidisciplinar, o profissional de Odontologia poderá atuar antes, durante e após o tratamento oncológico da doença, através de avaliações constantes ao paciente. “Precisamos também focar na abordagem e humanização do paciente e não tratar apenas como portador de uma doença. Essa humanização ocorre muitas vezes após o câncer acometer a cavidade oral e região de cabeça e pescoço, que pode ser mutilante e impactar psicologicamente o paciente e a sua autoestima. Por isso a importância de uma equipe multiprofissional que tenha profissionais capacitados da Odontologia, Nutrição, Psicologia e Oncologia”, afirmou.

O câncer de cavidade oral, como também é conhecido, é mais comum em homens, acima dos 40 anos, mas fatores externos ou ligados ao estilo de vida podem potencializar as chances de desenvolver a doença. O fumo, tanto o tradicional quanto suas variações (cigarros eletrônicos, narguiles, cachimbos ou mascáveis), caracteriza-se como um dos principais agentes de risco, por alterarem as células da mucosa oral, devido às elevadas temperaturas e a presença de tóxicos como a nicotina. Além disso, a associação com o consumo de bebidas alcóolicas propicia o aumento dos riscos. Outros pontos de atenção são a exposição solar excessiva e a prática de sexo oral sem proteção, que pode causar a ativação do Papilomavírus Humano (HPV) fonte de câncer de boca e garganta.

ENFERMAGEM_PALESTRA-16.jpg

Estudante de Odontologia, Giovana Medeiros

A estudante do segundo período de Odontologia, Giovana Medeiros, se inscreveu na palestra sobre câncer de boca por achar o tema extremamente relevante para a profissão e o exercício do diagnóstico correto. “Essa capacitação auxilia o estudante e sabemos que existem alguns fatores de risco que influenciam no aparecimento de doenças bucais, então saber identificar esses sinais já na graduação é um fator de destaque para meu trabalho na profissão”, afirmou Giovana. 

ENFERMAGEM_PALESTRA-13.jpg

Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários da UFPI, Mônica Arrivabene

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Mônica Arrivabene, também esteve presente no evento e para ela é de extrema importância que a Universidade promova eventos que incentivem o ato de cuidar da própria saúde. “Ficamos felizes em contribuir com esse evento. Às vezes não damos tanta importância para a existência de doenças sérias como o câncer, então uma ferida na boca ou uma afta bucal pode acabar sendo algo mais sério”, finalizou.

As ações em alusão ao Maio Vermelho continuam durante os dias 23 e 25 de maio nos campi de Teresina, Picos e Floriano.

ENFERMAGEM_PALESTRA-10_copy.jpg

ENFERMAGEM_PALESTRA-9.jpg

Confira a programação completa da Campanha Maio Vermelho

19/05 - EVENTO: CÂNCER DE BOCA: O PAPEL DA ODONTOLOGIA NO DIAGNÓSTICO, TRATAMENTO E SUPORTE AO PACIENTE ONCOLÓGICO

14-16h Palestra: CÂNCER DE BOCA: OS DESAFIOS DA PREVENÇÃO AO DIAGNÓSTICO

Ministrante: Profa. Dra. Thais Torres Barros Dutra

16-18h Palestra: CUIDADOS ODONTOLÓGICOS AO PACIENTE COM CÂNCER DE BOCA

Ministrante: Profa. Dra. Jessa Iashmin Alcobaça Gomes Machado 

LOCAL: Auditório Curso de FARMÁCIA da UFPI

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

19/05 - AÇÃO CAMPUS FLORIANO

12:30h  - Ação Maio Vermelho pelo setor odontológico do NAE de FLORIANO, no saguão da Residência Universitária do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS).

23/05 - AÇÃO CAMPUS TERESINA

12h - Ação Maio Vermelho no Restaurante Universitário II (Espaço Rosas dos Ventos) pelo serviço odontológico da CACOM/PRAEC e Restaurante Universitário CCA pelo serviço odontológico do CTT.

23/05 - AÇÃO CAMPUS PICOS 

8:30h - Palestra "Câncer de boca: da prevenção ao diagnóstico" pelo Auditório do NAE de Picos, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros com funcionários terceirizados do campus. 

12h -  Palestra "Câncer de boca: da prevenção ao diagnóstico" pelo Auditório do NAE de Picos, no Campus Senador Helvídio Nunes de Barros com funcionários terceirizados do campus com alunos da Residência Universitária.

LOCAL: Auditório do NAE de PICOS

25/05 - CAMPUS DE PICOS

9h - Ação Educativa para a toda a comunidade acadêmica

LOCAL: Pátio do Campus

DATA A CONFIRMAR - Roda de conversa na Residência Universitária - Teresina.

14h - Câncer de boca e fatores de risco para os Residentes Universitários (REU central e CCA)