Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Enfermagem participam de curso sobre competências gerenciais

Alunos de Enfermagem participam de curso sobre competências gerenciais

Alunos do 7° período do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina, realizaram nos dias 20 e 21 de fevereiro, o Curso de extensão "Competências Gerenciais do Enfermeiro no âmbito da saúde pública: fortalecendo essa práxis", coordenado pela Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Carvalho Moura, juntamente com as professoras Ms. Samira Rego; Ms. Jéssica Costa e Dr.ª Lydia Tolstenko, docentes da disciplina Administração em Enfermagem.

A atividade teve como objetivo geral difundir conhecimentos sobre gestão por competência para Enfermagem na área de saúde pública, além discutir a aplicabilidade das competências gerenciais na prática do Enfermeiro de atenção básica e campos da área de saúde pública; conhecer a importância do exercício de competências gerenciais na prática administrativa do profissional; identificar a prática de competências gerenciais individuais, dentre os enfermeiros participantes e promover a aprendizagem por práticas integrativas de ensino.

O Curso capacitou 28 enfermeiros que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Teresina. Para tanto, foi realizada parceria com a Fundação Municipal de Saúde, por meio da coordenadora da Regional Centro-Norte, enfermeira Ms. Ayla Calixto, que disponibilizou o espaço físico para a realização do curso. Foi feito uma parceria com a Coordenadora Enf. Ms. Ayla Calixto da regional centro norte, da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, possibilitando a captação de público e espaço para ocorrência do Curso.

Segundo a Prof.ª Dr.ª Elaine Cristina Moura, durante o curso foram abordadas 15 competências gerenciais do enfermeiro por meio de práticas integrativas de ensino. "Cada grupo de estudantes apresentou três competências utilizando uma estratégia baseada em plano de ação gerencial. No total, foram cinco apresentações por turno com a formação de duas turmas de enfermeiros", explicou a coordenadora do curso de extensão.

Grupo 1 - Alunos apresentam as competências "Gestão de Recursos, Gestão Integrada de Processos e Flexibilidade" com a estratégia "magia das competências"

Grupo 2 - Alunos apresentam as competências "Comunicação, Trabalho em Equipe e Tomada de Decisão" com a estratégia "CHAPEUS"

Grupo 3 - Alunos apresentam as competências "Criativiadade, Foco no Cliente e Aquisição de Conhecimento" com a estratégia "CHA no País das competências"

Grupo 4 - Alunos apresentam as competências "Empreededorismo, Liderança e Visão Estratégica" com a estratégia "Saúde Pública em Pânico"