Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade especial marca celebração dos 69 anos de fundação do Colégio Técnico de Teresina

Última atualização em Quinta, 11 de Mai de 2023, 09h03

CTT_69_ANOS-43.jpg

Bolo em comemoração ao aniversário do CTT

Como parte da programação especial que celebra os 69 anos de fundação do Colégio Técnico de Teresina (CTT), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), foi realizada na tarde desta quarta-feira (10/05), no Auditório do CTT, solenidade alusiva à história e trajetória da unidade de ensino. Durante o ato solene, estiveram presentes o Reitor Gildásio Guedes; o Diretor do CTT, Prof. Edinaldo Pinto Mousinho; a Superintendente de Ensino Básico Técnico e Tecnológico da UFPI (EBTT), Profa. Virgínia Tâmara Muniz Silva; o Vice-Diretor do CTT, Prof. Jossivaldo de Carvalho Pacheco e o Pró-Reitor de Planejamento, Prof. Luis Carlos Sales.

CTT_69_ANOS-38.jpg

Reitor Gilsásio Guedes

Na oportunidade, o reitor aproveitou o momento para destacar os resultados obtidos pela UFPI nos últimos anos e ressaltar o ensino de qualidade oferecido pelo CTT. Para ele, as conquistas alcançadas são frutos do esforço contínuo de professores, servidores e todos que compõem o colégio. “É gratificante ver os avanços da nossa instituição. Seja em sala de aula, nos laboratórios ou em campo, nossos docentes estão sempre buscando entregar o que há de melhor para a educação dos nossos jovens”, pontuou.

Para o diretor do CTT, Edinaldo Pinto Mousinho, além de celebrar a história do centro, a solenidade reafirma o compromisso da unidade em trabalhar por melhorias dentro do colégio. “Ao longo de quase sete décadas, o Colégio Técnico de Teresina tem mostrado à sociedade a importância de seus trabalhos desenvolvidos. Estar a frente da direção em um momento histórico como este, sem dúvidas, é a nossa maior satisfação. Tomamos essa celebração como uma forma de reforçar nossos anseios em construir novas mudanças para nosso colégio”, enfatizou.

CTT_69_ANOS-36.jpg

Auditório do CTT durante a apresentação do diretor Edinaldo Pinto Mousinho

A Superintendente do EBTT UFPI, Profa. Virgínia Muniz, frisou a importância da instituição para a educação no Piauí e na formação de profissionais de peso. “Nos últimos anos, temos apresentado excelentes resultados no ingresso ao Ensino Superior com os nossos alunos. Além disso, também preparamos eles para o mercado de trabalho, através de cursos técnicos em Agropecuária, Agente Comunitário de Saúde, Informática e outros concomitantes ao Ensino Médio. Hoje, comemoramos com muita satisfação o prazer em poder caminhar em conjunto com a UFPI e levar conhecimento à sociedade”, celebrou.

Também estiveram presentes na mesa de honra: a Pró-Reitora de Assuntos Estudantis e Comunitários, Profa. Mônica Arrivabene; o Coordenador de Programas, Projetos e Eventos Científicos e Tecnológicos – CPPEC, Prof. Francisco Tavares; a Diretora de Governança da UFPI, Profa. Cleânia de Sales Silva; a Diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância, Profa. Livia Nery; o Superintendente de Tecnologia da Informação, Frankles Santos; o Diretor do Centro de Ciência da Natureza, Prof. Edmilson Miranda de Moura; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias, Prof. Williams Costa Neves; o Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Piauí, Carlos Antonio Moura; o Coordenador-Geral do Curso de Mecânica de Motos, Prof. Laurielson Chaves Alencar; o Gerente de Relacionamento da Equatorial Piauí, Luiz Carlos Castro; além de professores e coordenadores do CTT.

CTT_69_ANOS-32.jpg

Integrantes da mesa de honra.

Programação

Após a formação da mesa de honra, realizou-se o descerramento de placa comemorativa da Turma de Técnicos Agrícolas de 1973, que neste ano completa 50 anos de conclusão do curso. Na sequência, foi a vez da primeira turma de formandos do Curso de Mecânica de Motocicletas, do Projeto Alvorada, receber a placa.

CTT_69_ANOS-30.jpg

Descerramento de placa da primeira turma do Curso de Mecânica de Motocicletas.

Ainda na ocasião, houve a assinatura simbólica do termo de cooperação entre o CTT e a Equatorial, cujo objetivo é promover parceria benéfica para ambas instituições. Encerrando o ato solene, o diretor do colégio apresentou o lançamento do novo Painel Digital do centro de ensino. Nesta plataforma de acesso público, estão disponíveis diversas informações, tais como: cursos, alunos, egressos, recursos humanos, assistência estudantil, receitas, despesas, etc. Uma plataforma de transparência e gestão. Acesse aqui.

print_ctt.png

Painel digital do CTT/UFPI

Ao final do evento, foi oferecido aos estudantes, professores, servidores e colaboradores um momento de confraternização.

CTT_69_ANOS-42.jpg

Colégio Técnico de Teresina

Anteriormente denominado Colégio Agrícola de Teresina, o CTT foi instalado em 10 de maio de 1954, através de uma iniciativa entre os governos Federais e Estaduais. Em 1964, o centro iniciou suas atividades de ensino, com o Curso Ginasial Agrícola e, a partir de 1971, passou a  ofertar o Curso Técnico Agrícola. Desde 1976, o colégio é integrado à Universidade Federal do Piauí, período em que expandiu suas áreas de atuação e ofertas de ensino.

Desde então, o CTT é reconhecido pela qualidade de seu ensino, que possibilita aos estudantes uma educação alinhada entre conhecimentos acadêmicos e profissionalizantes.