Solenidade de lançamento ocorreu no Palácio de Karnak
Na tarde desta quarta-feira (10), ocorreu no Palácio de Karnak, em Teresina, o lançamento do Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública – DATASSP, em parceria com a Universidade Federal do Piauí, Universidade Estadual do Piauí e Instituto Federal do Piauí. Na ocasião, também foi assinado o Decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública – RISP, das Áreas Integradas de Segurança Pública – AISP. O Reitor Gildásio Guedes esteve presente à solenidade reafirmando o compromisso da UFPI em colaborar com a gestão da segurança pública do Piauí.
Durante a solenidade, foi assinado o Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública, a UFPI, a UESPI e o IFPI, com o objetivo de criar o Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública, vinculado à Diretoria de Inteligência da SSP-PI. Com a parceria, será possível desenvolver ferramentas tecnológicas para a prevenção de crimes através do uso da Inteligência Artificial e de modelos estatísticos, dando maior eficácia às políticas públicas.
Reitor Gildásio Guedes
Para o Reitor Gildásio Guedes, a participação da UFPI no Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública pontua a disposição da Universidade em colaborar para reforço na segurança no estado e para isso lançar um núcleo que propõe o uso de ferramentas tecnológicas. “Sabemos que ao tratar da segurança pública, é importante que possamos contar com informações confiáveis, cada vez mais avançadas e pautadas em dados estatísticos. Então a UFPI vem para somar com essa ideia da secretaria e auxiliar na elaboração desse banco de dados, temos professores que pesquisam dentro dessa temática e que podem participar da iniciativa. Esse é um momento de satisfação para a nossa Universidade, estamos à disposição no que for preciso para o fortalecimento da segurança no nosso estado.”, destacou o reitor.
Secretário de Estado da Segurança, Chico Lucas
O secretário de Segurança do Piauí, Chico Lucas, pontuou a importância do lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública, em parceria com as universidades públicas - iniciativa inédita no Brasil, segundo ele. “Sempre existe a cobrança por dados e sabemos da necessidade desses números para que possamos direcionar nossas ações, daí surgiu a ideia de estabelecer uma interlocução com a academia para que pudéssemos ter o auxílio dos pesquisadores que estão nessas instituições. Quando eu fui atrás dos reitores, a resposta foi positiva e contamos com esse apoio importante. Além disso, é uma oportunidade dessas instituições receberem equipamentos, que também vão auxiliar as polícias científica e militar no nosso estado.” explicou.
Governador do Piauí. Rafael Fonteles
Fortalecer a segurança do estado, com o apoio das universidades públicas, é um dos caminhos apontados pelo governador, para a elaboração de políticas que possam ser colocadas em prática e produzam resultados positivos no médio e longo prazos. “Estamos buscando apresentar soluções para a segurança pública no Piauí, daí a importância de iniciativas como essa, que contemplam diferentes áreas. Hoje estamos fortalecendo a inteligência da nossa polícia, inclusive trabalhando com dados, para elaborarmos políticas públicas eficazes precisamos de números. Isso acontece com a parceria firmada entre o governo e as universidades, um fortalecimento que vai gerar uma base de informações que vai conduzir nossos trabalhos". comentou.
Também estiveram presentes o vice-governador do Piauí, Themístocles Filho; o Reitor da Universidade Estadual do Piauí, Evandro Alberto de Sousa; a Pró-reitora de Ensino do Instituto Federal do Piauí , Diva Amélia Bezerra Gomes; Prof. Patrícia Barbosa, coordenadora do Grupo de Atuação Especial de Controle Externo da Atividade Policial (GACEP), Promotora de Justiça Fabrícia Barbosa; o Secretário de Governo, Marcelo Noletto; o Secretário de Justiça do Estado do Piauí, Coronel Carlos Augusto; Secretária de Estado de Relações Sociais, Núbia Lopes; Subcomandante Geral da Polícia Militar do Piauí, Coronel Costa Lima; Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Piauí, Coronel José Rêgo; Luccy Keiko, Delegado Geral da Polícia Civil; Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Prof. Antônio Vinícius Oliveira; Diretor de Polícia Técnico-Científica, Antônio Nunes.