VI Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS) é aberto no Cine Teatro da UFPI

CIAPS-9_copy.jpg

Mesa de Abertura VI CIAPS

Foi aberto na noite desta quinta-feira (4/5), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí, o VI Congresso Internacional de Atenção Primária à Saúde (CIAPS). O evento tem como tema “Saúde digital para redução da mortalidade materna” e contou com as presenças do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do Vice-Reitor, Viriato Campelo; da coordenadora geral do evento e coordenadora-executiva da UNA-SUS-UFPI, Lis Marinho; e do Secretário de Saúde do Estado do Piauí, Antônio Luiz Soares Santos. 

CIAPS-6.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes destacou que esse é um momento de grande satisfação para a UFPI e parabenizou a organização do evento. Além disso, pontuou que o Congresso ocorre na mesma Instituição, tendo sido a porta que se abre para o mundo, a partir dos pilares de Pesquisa, Ensino e Extensão. “Apesar das dificuldades, acreditamos que o esforço conjunto é capaz de encontrar bons resultados”, afirmou.

CIAPS-10.jpg

Coordenadora geral do evento, Lis Marinho

A coordenadora geral do evento, Lis Marinho, ressaltou a importância de chamar atenção para os profissionais, desde a graduação, para a atenção primária à saúde. Dessa forma, ela entende que o Congresso é capaz de agregar aos acadêmicos temas que eles possam desenvolver profissionalmente. “O tema do Congresso é atual e debatido pela Organização Mundial da Saúde. O que estamos buscando é saúde para todos”, comentou. Ela garantiu que após o evento, seus desdobramentos serão ações implementadas, de modo que o estado do Piauí seja um piloto nacional, para que na próxima edição do CIAPS, sejam celebrados os resultados.

CIAPS-27.jpg

Conferecista Ariel Karolinski

A abertura contou com a entrega do Troféu NUEPES (Núcleo de Estudos, Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS) para profissionais da saúde com destaque nos temas discutidos no núcleo. Além disso, apresentou a Conferência Magistral do tema do Congresso, com o conferencista Ariel Karolinski, Coordenador de Família, Gênero e Curso de Vida (OPAS/OMS). O evento traz Mesas-Redondas e Trabalhos Científicos para debater Saúde Digital, Saúde da Mulher, Redução da Mortalidade Materna e Tradução do Conhecimento para Tomada de Decisão. Durante o dia, na quinta-feira (4/5), foram realizadas oficinas pré-congresso, com a participação de palestrantes nacionais e internacionais. O CIAPS segue até sábado (6/5) quando serão premiados os melhores trabalhos.

CIAPS-4.jpg

Solenidade de abertura do evento no Cine Teatro

Também compuseram a Mesa de Honra: A Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UFPI, Deborah Dettmam; O Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cardoso; Francisco Eduardo Campos representando a secretária executiva da Universidade Aberta do SUS, Fabiana Passos; O Coordenador do Centro de Inteligência em Agravos Tropicais Emergentes e Negligenciadas (CIATEN), Carlos Henrique Nery; Auridene Maria da Silva Tapety, Presidente do Cosems Piauí, representando o Presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Willames Ferreira; Renata Maria de Oliveira Costa representando Isabela Cardoso de Matos Pinto, Secretária de Gestão Nacional da Saúde no Ministério da Saúde e a Diretora da Escola de Saúde Pública do Piauí, Maria de Jesus Dias, representando Jefferson Campelo. 

Estiveram presentes ainda presencial ou remotamente: a suplente de Senador, Eliane Nogueira; o prefeito de Arraial e professor da UFPI, Aldemes Barroso; o Diretor do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS), João Paulo Sousa; o  Secretário Executivo do CONASEMS, Mauro Junqueira; o ex-diretor da BIREME, Diego Gonzalez; Brienne de Múcio, especialista do Centro Latino-Americano de Perinatologia e Saúde da Mulher e Reprodutiva.