Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário de Docência Superior 2023 recepciona os novos professores da UFPI

Seminário de Docência Superior 2023 recepciona os novos professores da UFPI

Última atualização em Quarta, 03 de Mai de 2023, 16h47

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (3), a solenidade de abertura do Seminário de Docência Superior. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação/Coordenadoria de Administração Acadêmica Complementar (CAAC), na modalidade online, tem o intuito de receber os novos professores contratados da Universidade, além de discutir sobre a ética no campo de trabalho docente. Estiveram presentes na abertura do seminário: o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes; a Diretora de Governança da UFPI, Cleânia Sales, além de demais professores e coordenadores de cursos da Universidade.

Capturar_4.PNG

Reitor Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor saudou os novos docentes, destacando como ocorre o funcionamento da UFPI e as diferentes oportunidades oferecidas pela instituição. “Esta é a Universidade que vocês estão entrando para atuar como docentes, a vida profissional aqui tem um viés de realização pessoal. Costumamos dizer que universidade é uma janela para o mundo, por abrir portas e oferecer diferentes oportunidades de crescimento não só pessoal, mas na contribuição de construir o conhecimento e educar os nossos estudantes. Então é muito importante que possamos conhecer a nossa instituição", pontuou.

WhatsApp_Image_2023-05-03_at_16.23.50.jpeg

Prof. Mauricio Fernandes, ministrou palestra na abertura do evento

O Prof. Maurício Fernandes, ministrante da palestra “Ética e a Docência no Ensino Superior: Desafios e Perspectivas”, destacou a importância da adoção de um comportamento ético no âmbito universitário. “A ética segue os princípios seja em qualquer área. A ética docente deve ser entendida como algo situado e mediado. Ela se constitui a partir de condições institucionais que dizem respeito ao ambiente universitário”, explica. A palestra foi mediada pelo Prof. Eliese Idalino Rodrigues, docente do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD).

Capturar_5.PNG

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Ana Beatriz Sousa Gomes

Apresentar o atual momento da Universidade para os novos docentes é um dos objetivos do seminário, como mencionou a prof. Ana Beatriz Sousa Gomes. “Esse é um seminário que ocorre anualmente, regido por uma resolução que aponta que depois da posse o professor deve participar do seminário que discute aspectos didático-pedagógicos, além da administração da UFPI. É uma oportunidade de aprendizados, temos palestras e importantes discussões sobre nossa Universidade.” destaca

A programação do primeiro dia contou com uma palestra e mesa-redonda, que tiveram como objetivo aprimorar e desenvolver a sensibilidade pessoal e o compromisso profissional referenciando as dimensões: ética, política, científica, técnica e humana. As atividades seguem nesta quinta-feira (4), com palestras que devem debater temas como práticas inclusivas, utilização do SIGAA, relações étnico-raciais e os direitos e deveres do servidor.

Para saber mais sobre a programação, confira aqui.