Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU/UFPI recebe moderno microscópio oftalmológico para atender a comunidade piauiense

Última atualização em Terça, 02 de Mai de 2023, 17h39

HU_-_MICROSCOPIO-11.jpg

Na manhã desta terça-feira (02), o Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí foi contemplado com um dos mais modernos microscópios cirúrgicos de oftalmologia do país. O novo aparelho, de última geração, possui vários recursos, como fotodocumentação e filmagens, e vai possibilitar a realização de procedimentos na área. Essa ação é fruto de uma parceria do HU-UFPI junto a dois parlamentares, o Deputado Federal Marcos Aurélio Sampaio, e o ex-senador Elmano Férrer, que contou com um investimento de mais de R$ 600 mil reais.

A entrega contou com a participação do Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; do Vice-reitor, Viriato Campelo; do Superintendente do HU, Paulo Márcio; do Deputado Federal, Marcos Aurélio Sampaio; e do ex-senador Elmano Férrer.
WhatsApp_Image_2023-05-02_at_15.06.39_1.jpeg

Da esquerda para a direita, Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; Deputado Federal, Marcos Sampaio; Superintendente do HU, Paulo Marcio; e o Ex-senador Elmano Férrer.

O Reitor da UFPI, Gildásio Guedes, enfatizou a importância de sempre buscar a modernização dos equipamentos e estrutura do HU com o intuito de prestar um bom serviço à comunidade. “Tudo isso engrandece a Universidade e o HU. Esse é um trabalho árduo de todos que fazem esse projeto funcionar, e estamos felizes com a conquista que é esse microscópio cirúrgico oftalmológico, o mais moderno dos equipamentos para um melhor atendimento a nossa comunidade”, disse.

WhatsApp_Image_2023-05-02_at_15.06.39.jpeg

Deputado Federal, Marcos Sampaio, participa da entrega do equipamento

O Deputado Federal, Marcos Sampaio, destacou ser um momento de muita satisfação poder ajudar e acompanhar a entrega deste equipamento. “Parabenizo todos os envolvidos neste projeto, a toda equipe do HU, médicos, professores, doutores, auxiliares, enfermeiros e técnicos. Anseio ter uma proximidade no planejamento e na gestão deste hospital, porque aqui tem os maiores pensadores, técnicos e pessoas que influenciam gerações no estado do Piauí. Pessoas que são oriundas em grande parte desta universidade, a qual é de grande importância para o estado do Piauí”, pontuou.HU_-_MICROSCOPIO-8.jpg

Ex-senador Elmano Férrer dircursa durante a entrega do equipamento

Para o Ex-senador Elmano Férrer a importância do investimento vai desde uma melhoria para atender ao público, a um investimento na educação e formação de qualidade para os novos profissionais.”O HU é um hospital escola dentro da Universidade, ou seja, a pesquisa, sobretudo a extensão, é algo fundamental. Um hospital escola nessa área específica da saúde contribui na formação de um médico e em outras áreas da saúde. Então eu queria expressar a minha alegria em estar aqui no HU ajudando na entrega deste novo equipamento”, concluiu.

WhatsApp_Image_2023-05-02_at_15.06.39_3.jpeg

Atualmente, o HU-UFPI é o único da rede SUS a realizar cirurgias de retina em todo o estado do Piauí. Além de melhorar a assistência à saúde, o novo equipamento vai contribuir ainda para com o fortalecimento do ensino e da pesquisa, impactando de forma positiva nas atividades realizadas por docentes, discentes e residentes do hospital.

Confira mais fotos do micróscopio:

HU_-_MICROSCOPIO-16.jpg

HU_-_MICROSCOPIO-15.jpg