Egresso do curso de Medicina Veterinária da UFPI conquista prêmio da Fiocruz


WhatsApp_Image_2023-05-02_at_08.03.11.jpeg

Eric Waquim ganhador do prêmio da Fiocruz

O estudante egresso da UFPI do curso de Medicina Veterinária, Eric Waquim, foi premiado na quinta-feira (27/4) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em prêmio que reconhece os 10+ Colaboradores do SISS-Geo. Eric ganhou o prêmio na categoria Colaboradores Voluntários. A premiação acontece desde 2017 e tem como objetivo certificar a participação da sociedade no monitoramento de animais silvestres, e de profissionais de saúde e outros órgãos na vigilância de zoonoses, além de mulheres e de todos que registram animais em Unidades de Conservação no Sistema de Informação em Saúde Silvestre (Siss-Geo), desenvolvido pela Plataforma Institucional Biodiversidade e Saúde Silvestre. 

Além de ex-estudante da instituição, Eric Waquim, também trabalhou no programa de aprimoramento de animais silvestres do Hospital Veterinário da UFPI. Para ele, esse prêmio marca o reconhecimento de um serviço que vem sendo executado há bastante tempo. “Nós fazemos esse trabalho de mapeamento há muito tempo lá no IBAMA e na UFPI juntamente com a professora Lilian Catenacci da Medicina Veterinária, que me apresentou o sistema ainda na minha época de graduação. A UFPl também ajudou nesse processo ao disponibilizar uma sala para equipe da Fiocruz vim ensinar a comunidade acadêmica e aos servidores a utilizar o aplicativo. Ganhar esse prêmio representa a validação de um trabalho árduo”, disse o veterinário. 

Aplicativo do SISS-Geo

O Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo é a plataforma computacional essencial e inerente ao funcionamento do Centro de Informação em Saúde Silvestre – CISS. O aplicativo tem como objetivo gerar a partir dos registros georreferenciadas informados pelos usuários, modelos de alerta de ocorrências de agravos na fauna silvestre, especialmente os com potencial de acometimento humano, e modelos de previsão de oportunidades ecológicas para emergência de doenças.

Além de proporcionar de maneira rápida e eficiente, o fluxo de informações entre o CISS; a Rede Participativa em Saúde Silvestre e a Rede de Laboratórios em Saúde Silvestre; a sociedade, por meio da ciência cidadã, e os setores de governo e tomadores de decisão. O SISS-Geo disponibiliza informações sobre os resultados das modelagens para a comunidade, tomadores de decisão e a sociedade.

*Informações retirada do site de Centro de Informação em Saúde Silvestre da Fiocruz