Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI sedia Seminário Macrorregional do Planejamento Regional Integrado
Início do conteúdo da página

UFPI sedia Seminário Macrorregional do Planejamento Regional Integrado

Imprimir
Última atualização em Quinta, 27 de Abril de 2023, 17h51

SEMINARIO_DE_VALIDACAO-6.jpg

Abertura do Seminario Macrorregional do Planejamento Regional Integrado

A Universidade Federal do Piauí sediou nesta quinta-feira (27), no Cine Teatro, o Seminário Macrorregional de Validação dos produtos das oficinas realizadas em 46 municípios do Planejamento Regional Integrado (PRI), da macrorregião Meio-Norte. O Seminário tem como objetivo fazer a validação do que foi desenhado como situação de saúde das macrorregiões do Piauí e promover uma descentralização do atendimento público às populações. 

A ação é liderada pela Secretaria de Saúde do Estado do Piauí (Sesapi), em parceria com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Piauí (Cosems-Pi), o Hospital Beneficência Portuguesa, além da Universidade Federal do Piauí (UFPI) por meio do Núcleo de Estudos em Saúde Pública (NESP). A mesa de honra contou com a presença do Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo; a Coordenadora do NESP, Profa. Lúcia Vilarinho; a Secretária de Saúde do Município de União (PI), Eliane Melo; a técnica de Castelo do Piauí, Leila Soares; a Secretária de Saúde de Miguel Leão (PI) e representante do COSEMS, Neusa Cunha; a representante do PRI, Marina Soares; o representante da FMS, Geraldo Miranda; o Diretor de Unidade de Planejamento e representante da SESAPI, Jonatas Melo; o Superintendente de Gestão da Administração da SESAPI, Jefferson Clerke Campelo e a representante do Hospital Beneficiência Portuguesa, Redianne Medeiros.

SEMINARIO_DE_VALIDACAO-5.jpg

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo

O Vice-Reitor da UFPI, Viriato Campelo, destaca que a Universidade tem uma longa história de parceria com a Secretaria de Saúde e reafirma esse compromisso com o projeto do planejamento regional de integração. “A UFPI é pioneira e fomenta a maioria das formações nos setores da saúde do estado do Piauí. Buscamos cada vez mais aperfeiçoar o papel da universidade que é construir conhecimento para alcançar nosso objetivo de melhorar a qualidade de vida das pessoas e atingir um padrão de saúde que possa atender a todas as necessidades”, disse.

SEMINARIO_DE_VALIDACAO-9.jpg

Jonatas Melo, professor da UFPI e diretor de planejamento da SESAPI

Jonatas Melo, professor da UFPI e diretor de planejamento da SESAPI, pontuou que a Secretaria  assume o projeto com o intuito de priorizar e consolidar as demandas de todos os municípios e finalizá-lo até o próximo semestre. “Vamos trazer da nossa macrorregião um compilado de informações sobre a capacidade instalada atual para identificarmos todas as dificuldades e, a partir daí, formar o grupo de trabalho para desenvolver e ratificar a capacidade de instalação real de cada município”, apontou.

SEMINARIO_DE_VALIDACAO-10.jpg

Redianne Medeiros, Representante do Hospital Beneficiência Portuguesa

A representante do Hospital Beneficiência Portuguesa, Redianne Medeiros, falou que o projeto possui um coletivo experiente para desenvolver esse trabalho voltado à saúde de qualidade. “Para nós é um imenso privilégio estar no estado do Piauí, apoiá-lo e ao mesmo tempo acompanhar o que vem sendo operacionalizado dentro do PRI. Esse projeto está sendo levado como uma experiência exitosa para todos nós e para os demais estados”, disse.


SEMINARIO_DE_VALIDACAO-4.jpg

Profa. Lúcia Vilarinho, coordenadora do NESP

A Profa. Lúcia Vilarinho, coordenadora do NESP e coordenadora da parceria técnica da UFPI com a Secretaria de Saúde do Piauí, neste projeto, afirma que o objetivo do PRI é fazer uma integração dos 224 municípios com a sede do Piauí, para que se possa estabelecer um SUS que vá além da capital, chegando na macrorregião do estado. “Hoje estamos aqui representando a macrorregião Meio-Norte que integra a região dos Carnaubais e a região de Entre Rios com o objetivo de proporcionar um avanço na área da saúde para a população que depende do SUS. O projeto tem suma importância na medida em que busca integrar os mais de duzentos municípios do Piauí no planejamento de uma ação conjunta na saúde do estado”, enfatizou.

SEMINARIO_DE_VALIDACAO-8.jpg

Representantes de 46 municípios participaram do evento

O seminário contou com a participação de representantes de 46 municípios da macrorregião meio-norte. O desenho da situação de saúde dessas macrorregiões foi montado e discutido em etapas anteriores do programa de regionalização integrada do SUS. Além de contribuir para o planejamento ascendente do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, o PRI também servirá de base para a elaboração do Plano Estadual de Saúde.

Fim do conteúdo da página