Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa da solenidade de colação de grau do Curso de Educação Física

Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 15h39

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.28.56.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na noite dessa terça (25/4), no Cine Teatro, a solenidade de colação de grau do Curso de Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Campus de Teresina, referente ao semestre 2022.2. O ato solene foi presidido pelo Reitor Gildásio Guedes, que concedeu o grau a 22 concludentes.

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.29.02.jpeg

A atual Gestão Superior da Universidade, desde o início de seu mandato, em 2020, vem envidando esforços para manter o funcionamento do Curso de Educação Física e do Setor de Esportes, que oferta espaço para atividades do curso, mas também para prática esportiva das atléticas dos diferentes cursos de todos os Centros da Universidade. "Um dos principais problemas que a Administração Superior resolveu ao assumir foi o conserto da piscina olímpica, que se encontrava sem uso devido a problemas de manutenção. Hoje, a piscina está em pleno funcionamento e permite a formação de nossos alunos, bem como o treinamento de atletas que representam a UFPI nos Jogos Universitários (JUBs)", acrescentou o Reitor Gildásio Guedes.

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.29.01_copy.jpeg

Na solenidade de colação, além do Reitor Gildásio, compuseram a mesa de honra o Diretor do CCS, Prof. Arquimedes Cardoso, a Chefe do Departamento de Educação Física, Profa. Dionis Machado, além de professores homenageados do curso. A graduanda Maria Eugênia Nascimento Assunção foi a oradora da solenidade. Em sua fala, ela lembrou das dificuldades enfrentadas pela turma em função dos ajustes  necessários por conta da pandemia, o que acabou limitando algumas experiencias dos alunos tendo em vista que o curso de Educação Física tem, em sua essência, a necessidade de realizar práticas.

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.28.54_copy.jpeg

Oradora da solenidade Maria Eugênia Nascimento Assunção

"A turma construiu uma amizade sólida e se empenhou em fazer o melhor nos estágios para dar suporte a todas as lacunas que pudessem estar presentes. Após esta colação de grau, podemos trilhar caminhos totalmente diferentes, mas há de ficar guardado no coração de cada um de nós as amizades desenvolvidas e que o tempo não será capaz de apagar as memórias das histórias compartilhadas”, disse a oradora.

Curso de Educação Física passa a oferecer também modalidade bacharelado - O curso de Educação Física foi criado na UFPI em 1975, como Licenciatura Curta, vinculado ao Departamento de Medicina Comunitária do Centro de Ciências da Saúde. Em 1977, foi criado o Departamento de Educação Física (DEF), e o curso passou a ser ofertado na modalidade Licenciatura Plena. Já em 2006, atendendo às exigências de reformulação curricular, o curso passou à denominação de Licenciatura, e, agora, em 2023, a UFPI, em atendimento às resoluções do Conselho Nacional de Educação, passará a ofertar Licenciatura e Bacharelado em Educação Física.

A chefe do Departamento de Educação Física, Profa. Dionis Machado, destaca que o curso vive agora grande expectativa pela aprovação da proposta de criação de Mestrado na Área da Educação Física -  o primeiro no Piauí. "Todas essas ações mostram que estamos no caminho certo e que a formação dada aos nossos estudantes é de excelência, permitindo que eles deem o retorno à sociedade piauiense, pontuou a Prof.ª Dionis Machado.

Próximas formaturas da UFPI - Nesta quarta-feira (26/04), ocorrem, também no Cine Teatro, as formaturas dos cursos de Enfermagem, Farmácia e Nutrição, do CCS. Já as solenidades de colação de grau do interior começam no dia 6 de maio, com a realização histórica da primeira formatura do curso de medicina de Picos. As demais formaturas dos Curso do Campus Senador Helvídio Nunes Barros, em Picos, serão realizadas dias 11 e 12 de maio. Já o Campus de Bom Jesus terá sua solenidade de formatura dos cursos no dia 18 de maio. Os atos selenes de colação serão finalizados com a formatura dos cursos do Campus de Floriano, no dia 19 de maio.

Confira mais fotos da formatura de Educação Física

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.29.00.jpeg