Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos do curso Técnico em Agropecuária de Floriano visitam fazenda de hortaliças hidropônicas
Início do conteúdo da página

Alunos do curso Técnico em Agropecuária de Floriano visitam fazenda de hortaliças hidropônicas

Imprimir
Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 13h06

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.07.jpeg

Aluno do curso Técnico em Agropecuária em visita à Fazenda Paixão Sertaneja 

Durante os dias 18 e 19 deste mês, os alunos do primeiro módulo do curso Técnico em Agropecuária do Colégio Técnico de Floriano (CTF) realizaram visita técnica à Fazenda Paixão Sertaneja, localizada no município de Barão do Grajaú, no Maranhão, que trabalha com a produção de alface, coentro e rúculas em sistemas hidropônicos. A visita teve como objetivo associar o conhecimento teórico ao prático. Neste sentido os discentes tiveram a oportunidade de conhecer as instalações usadas para a produção hidropônica de alface e coentro, juntamente com o manejo empregado neste sistema de cultivo, focando na nutrição e desenvolvimento das plantas.

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.50.39.jpeg

O proprietário Senhor Josimar explicando sobre o processo de cultivo

De início, o proprietário Senhor Josimar apresentou as instalações da sua propriedade e todo o manejo com as plantas em cada etapa do desenvolvimento, mostrando aos alunos a viabilidade da produção hidropônica no estado vizinho.

Para os discentes, a ocasião serviu como oportunidade de vivenciar uma produção familiar em escala média de produção, em que uma estrutura simples, com o manejo adequado, pode trazer grandes benefícios quando comparado com as produções tradicionais de canteiro. “Essa visita foi de grande relevância para fortalecer nossos conhecimentos e consolidar o aprendizado. Através disso foi possível entender e aprofundar o que foi visto na teoria. Tal ação é de grande importância para o nosso desenvolvimento como futuros técnicos”, ressalta a discente Hilária Santana. 

O professor João Pedro Alves de Aquino  acompanhou os alunos e explicou que esse tipo de visita técnica pode viabilizar uma mudança de visão de alguns alunos que ainda não tem muita certeza no que querem trabalhar com o curso de técnico em agropecuária. “Muitos, pela pouca idade, e pela pouca vivência, terminam por não se sentirem abraçados pelo curso e uma visita que mostra uma forma de você começar a produzir sem sair de sua casa, em uma área relativamente pequena, pode fazer com que muitos comecem a pensar em mudar a sua realidade e passem a ter mais interesse pelo curso e pela profissão”, afirma. 

A visita técnica teve a presença dos discentes das três turmas de primeiro módulo do curso Técnico em Agropecuária matriculados nas disciplinas de Construções Rurais, Educação Ambiental, Fundamentos da Agricultura e Nutrição e Propagação de Plantas.

Confira mais fotos da visita 

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.09.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.09_1.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.08.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.50.41.jpeg

WhatsApp_Image_2023-04-26_at_08.51.06.jpeg

Fim do conteúdo da página