Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza a 1° defesa de Doutorado em Física do Piauí
Início do conteúdo da página

UFPI realiza a 1° defesa de Doutorado em Física do Piauí

Imprimir
Última atualização em Quarta, 26 de Abril de 2023, 15h54

doutoradofisica-4_copy.jpg

Na tarde desta terça-feira (25/4), a Universidade Federal do Piauí realizou, por meio do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF/UFPI), a primeira defesa de Doutorado em Física do estado. A ocasião ocorreu no Auditório de Física, localizado no Centro de Ciências da Natureza (CCN), e contou com a presença do Reitor Gildásio Guedes. Na oportunidade, o discente Mário Rocha dos Santos apresentou sua tese, de tema: “Estudo das propriedades eletrônicas de alótropos de carbono exóticos à base de anéis tetragonais”. O trabalho foi orientado pelo Prof. Eduardo Costa Girão, docente do Curso de Física e coorientado pela Profa. Paloma Vieira da Silva, do Curso de Licenciatura em Educação do Campo - PROCAMPO, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) da UFPI. 

doutoradofisica-8.jpg

 Reitor Gildásio Guedes discursa na ocasião

O Reitor Gildásio Guedes integrou a mesa de abertura da defesa e aproveitou para saudar todos os presentes, em especial a família do discente, destacando a importância do estudo e de transmitir esses conhecimentos às gerações de Mário Rocha. "É um momento de alegria, de grande satisfação, em que a nossa Universidade apresentará hoje o primeiro Doutor em Física para a comunidade acadêmica e externa. O intuito da nossa instituição é promover a troca de experiências e, principalmente, formar profissionais de excelência”, enfatizou. 

doutoradofisica-12.jpg

Mesa de abertura da primeira defesa de Doutorado em Física do estado

Estiveram presentes também na mesa de honra o Diretor do CCN, Prof. Edmilson Moura; o Chefe do Departamento de Física, Prof. Cleânio da Luz Lima; o Pró-Reitor de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) em exercício, Prof. Tarso Caselli; e o Coordenador de Programas Stricto sensu, Prof. Francisco de Assis do Nascimento. 

Para o Prof. Tarso Caselli, o compromisso e a união, entre a gestão, o corpo docente e os estudantes, tornou possível a apresentação do primeiro doutor em Física pela Universidade. “Gostaria de ressaltar a importância desse trabalho em conjunto e da garra dos estudantes e professores na promoção de conhecimento, fico feliz em saber que as próximas gerações podem contar com grandes profissionais. É um marco inicial para a Universidade, e para Mário. Desejo que venham muitos outros, que o sucesso não seja só no Piauí, mas no Brasil todo”, finalizou. 

doutoradofisica-14.jpg

Mário Rocha dos Santos, 1° Doutor em Física, pela UFPI

A primeira tese defendida do doutorado do PPGF consiste em um estudo sobre o carbono e as suas propriedades eletrônicas, de forma a definir quais tipos de materiais são metálicos condutores e semicondutores, a que tipo de aplicação e aplicabilidades dentro da física poderia-se utilizar  essas nanoestruturas.

“O meu trabalho está relacionado a estudar as propriedades do carbono, o que é bem interessante para o avanço tecnológico e, futuramente, talvez possamos vir a aplicá-lo, por exemplo, na medicina. Então, o intuito da minha pesquisa é mostrar uma parte da teoria e, com certeza, em breve, trabalhá-la em conjunto com outros pesquisadores, a fim de ampliar o conhecimento e desenvolvimento com relação às aplicações tecnológicas”, frisou Mário Rocha dos Santos. 

doutoradofisica-25_copy.jpg

Coordenador do PPGF/UFPI, Prof. Paulo Silva, fala sobre a importância da tese

Promover conhecimentos que auxiliem no avanço da sociedade e expandi-los internacionalmente, são uns dos maiores objetivos dos Programas de Pós-Graduação da UFPI. “O trabalho dele foca em propriedades nanoestruturadas que são o conhecimento da matéria em uma dimensão muito pequena, próxima da dimensão do átomo, e muitos dispositivos tecnológicos são fruto dessa física. É fundamental entender a física nesse nível quase atômico para desenvolvermos mais ainda nossas tecnologias, dispositivos diminutos, por exemplo, para armazenar cada vez mais espaço,” relatou o Coordenador do PPGF/UFPI, Prof. Paulo Silva.  

 doutoradofisica-21.jpg

O trabalho teve como banca avaliadora o prof. do Departamento de Física da Universidade Federal do Ceará (UFC), Antônio Gomes de Souza Filho; os professores do Departamento de Física do CCN, Eduardo Costa Girão; José Pimentel de Lima; o prof. de Física da Universidade Federal do Pará, Jordan del Nero; o prof. Acrísio Lins de Aguiar do Instituto Federal do Ceará (IFCE); e a profa. do curso de Licenciatura em Educação do Campo/CAFS, Paloma Vieira da Silva. Também prestigiaram, professores, alunos e servidores da Universidade. 

O Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF) iniciou com o Mestrado em 2008 e, posteriormente, com o Doutorado em 2019. Atualmente, cerca de 137 defesas de Mestrado em Física foram realizadas na UFPI e está previsto mais 4 defesas de Doutorado para este ano. 

Fim do conteúdo da página