Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa de audiência com o Governador Rafael Fonteles

Reitor Gildásio participa de audiência com o Governador Rafael Fonteles

Última atualização em Terça, 25 de Abril de 2023, 16h05

DSC_0045.jpg

Audiência aconteceu no Palácio de Karnak em Teresina

Na manhã desta terça-feira (25), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, esteve presente no Palácio de Karnak em audiência com o Governador do Piauí, Rafael Fonteles. O encontro teve por intuito solicitar apoio para a realização do XVII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), maior evento da temática na região, com relevância nacional. O evento, realizado pela UFPI e demais instituições, ocorre entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. A reunião também foi oportuna para apresentar iniciativas da Universidade no que concerne ao ensino e à pesquisa na área da Saúde Digital. A audiência contou com a presença do Vice-Reitor, Viriato Campelo; e o integrante da Comissão Organizadora do XVII CNPA e Coordenador do PPG em Zootecnia Tropical da UFPI, Natanael Santos.

DSC_0056_copy_copy_copy.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Segundo o Reitor Gildásio Guedes, a cooperação entre os diferentes setores da esfera pública é fundamental para o crescimento do Piauí e a produção de conhecimento. “Nós precisamos ir ao encontro das instituições, apenas desse modo a ciência passa a ser aplicada no nosso estado e no bem-estar da população”, pontuou.

DSC_0021.jpg

Integrante da Comissão Organizadora do XVII CNPA e Coordenador do PPG em Zootecnia Tropical da UFPI, Natanael Santos

Para o professor Natanael Santos, o momento é de fortalecimento de laços e parcerias. “Viemos buscar esse apoio junto ao governo do estado para que possamos proporcionar um grande evento, com muita qualidade, e mostrar as pesquisas científicas produzidas pelas instituições realizadoras do evento”, explicou o professor Natanael Santos, da comissão organizadora do XVII CNPA.

Outro tema da reunião com o governador Rafael foi a implantação da especialização e mestrado profissional em saúde digital, que serão oferecidas em uma parceria entre UFPI e Universidade Federal do Ceará (UFC). “A UFPI está em sintonia com o governo do estado na valorização da saúde digital e na busca por oferecer formação profissional na área. Só no mestrado, nossa expectativa é disponibilizar 25 vagas só no mestrado”, disse o Vice-Reitor Viriato Campelo.

DSC_0019.jpg

Governador do Piauí, Rafael Fonteles

Em relação ao Congresso, o governador Rafael Fonteles se comprometeu com metade do custeio para a realização do evento e também enfatizou que é parceiro de iniciativas de instituições de ensino do Piauí, voltadas ao aperfeiçoamento da saúde digital. “Esse é um tema muito relevante para o governo do estado. Queremos, cada vez mais, integrar o governo com as universidades do Piauí, para que esse desenvolvimento científico leve à maior produção, produtividade e competitividade dos nossos setores econômicos.”, finalizou Fonteles.

DSC_0062_1.jpg