Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em Brasília, reitor Gildásio discute internacionalização da UFPI com Embaixada da Suécia

Última atualização em Sexta, 21 de Abril de 2023, 10h39

D1A86CED 21BA 41A6 B8EA C33E145A707D

Em continuidade de agenda de trabalho em Brasília, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes esteve nessa quinta-feira (20/4) na Embaixada da Suécia, para dialogar sobre estratégias para amplliar a internacionalização da UFPI e a mobilidade de estudantes para o país europeu. O Reitor esteve acompanhado pela senadora Jussara Lima, o deputado federal Júlio César e pelo Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, sendo recebidos pela embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen.

WhatsApp_Image_2023-04-21_at_10.22.49.jpeg

"A Universidade Federal do Piauí tem interesse em expandir sua internacionalização. Nesse sentido, a Administração Superior da UFPI tem garantido apoio à Assessoria Internacional da Instituição para levar aperfeiçoamento na formação de nossos alunos e professores, além dos benefícios resultantes do intercâmbio de conhecimento e cultural entre diferentes nações", disse o Reitor Gildásio Guedes.

WhatsApp_Image_2023-04-20_at_18.07.17.jpeg

O empreendedorismo e a inovação também foram pauta do encontro. Foi dialogado sobre a oportunidade de participação do Piauí e da UFPI no Sweden Brazil Innovation Initiative, plataforma de apoio a relacionamentos para desenvolver colaborações e promover a cocriação de ecossistemas de inovação. A iniciativa se baseia na identificação de desafios e áreas tecnológicas comuns no gerenciamento de atividades em países participantes, para cocriação internacional baseada em tecnologias críticas compartilhadas. Nesse programa, o destaque é prospectar oportunidades de pesquisa e desenvolvimento em áreas como: aeronáutica, saúde, bioeconomia, cidades sustentáveis e mineração sustentável.

Ainda durante o encontro, foi abordado o interesse em desenvolver na UFPI uma programação especial voltada à imersão na cultura sueca, com a organização do Swenden Day (Dia da Suécia) na Universidade.

A Suécia é a décima maior economia da Europa, segundo dados recentes divulgados em levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), que considera o tamanho do Produto Interno Bruto dos países.

*Com fotografias das Assessorias de Imprensa dos parlamentares Jussara Lima e Júlio César