Em Brasília, reitor Gildásio discute internacionalização da UFPI com Embaixada da Suécia

D1A86CED 21BA 41A6 B8EA C33E145A707D

Em continuidade de agenda de trabalho em Brasília, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes esteve nessa quinta-feira (20/4) na Embaixada da Suécia, para dialogar sobre estratégias para amplliar a internacionalização da UFPI e a mobilidade de estudantes para o país europeu. O Reitor esteve acompanhado pela senadora Jussara Lima, o deputado federal Júlio César e pelo Pró-Reitor de Planejamento, Luís Carlos Sales, sendo recebidos pela embaixadora da Suécia no Brasil, Karin Wallensteen.

WhatsApp_Image_2023-04-21_at_10.22.49.jpeg

"A Universidade Federal do Piauí tem interesse em expandir sua internacionalização. Nesse sentido, a Administração Superior da UFPI tem garantido apoio à Assessoria Internacional da Instituição para levar aperfeiçoamento na formação de nossos alunos e professores, além dos benefícios resultantes do intercâmbio de conhecimento e cultural entre diferentes nações", disse o Reitor Gildásio Guedes.

WhatsApp_Image_2023-04-20_at_18.07.17.jpeg

O empreendedorismo e a inovação também foram pauta do encontro. Foi dialogado sobre a oportunidade de participação do Piauí e da UFPI no Sweden Brazil Innovation Initiative, plataforma de apoio a relacionamentos para desenvolver colaborações e promover a cocriação de ecossistemas de inovação. A iniciativa se baseia na identificação de desafios e áreas tecnológicas comuns no gerenciamento de atividades em países participantes, para cocriação internacional baseada em tecnologias críticas compartilhadas. Nesse programa, o destaque é prospectar oportunidades de pesquisa e desenvolvimento em áreas como: aeronáutica, saúde, bioeconomia, cidades sustentáveis e mineração sustentável.

Ainda durante o encontro, foi abordado o interesse em desenvolver na UFPI uma programação especial voltada à imersão na cultura sueca, com a organização do Swenden Day (Dia da Suécia) na Universidade. 

A Suécia é a décima maior economia da Europa, segundo dados recentes divulgados em levantamento do Fundo Monetário Internacional (FMI), que considera o tamanho do Produto Interno Bruto dos países. 

 *Com fotografias das Assessorias de Imprensa dos parlamentares Jussara Lima e Júlio César