Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Segurança na UFPI é tema de audiência no MEC

Segurança na UFPI é tema de audiência no MEC

Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2023, 10h30

Reitor Gildásio UFPI em reunião segurança

As ações para fortalecer a segurança na UFPI foram apresentadas pelo Reitor Gildásio Guedes em audiência em Brasília  com a Secretária de Educação Superior do MEC, Denise Pires.

A audiência contou com a participação do Deputado Federal Merlong Solano, a presidente da Adufpi, professora Marli Clementino; o 1º vice-presidente da entidade, Alexandre do Nascimento, acompanhados da Profa. Bárbara Johas, além do pró-reitor de Planejamento da UFPI, Luís Carlos Sales.

Na ocasião, o Reitor pontuou que as questões de segurança enfrentadas na UFPI, aliadas ao fato de o Campus de Teresina ser aberto, refletem a escalada da violência urbana em Teresina, assim como ocorre em médias e grandes cidades do Nordeste e do Brasil. A presidente da ADUFPI também fez considerações acerca de questões de segurança na UFPI, relatando alguns casos.

O Reitor Gildasio explicou também que, apesar do orçamento insuficiente da Universidade, em quedas sucessivas desde 2015, realiza ações em prol da segurança como a manutenção de postos de vigilância, controle de acessos a áreas internas e a interlocução com a Secretaria Estadual de Segurança, que já garantiu reforço nas rondas policiais.

Na reunião, também foi destacada a importância do combate às fakes news, que instalam clima de temor nas universidades e também nas escolas.

Por fim, o Reitor disse que, com o anúncio recente do aumento orçamentário das Universidades, a expectativa na UFPI é poder fortalecer as condições para ampliar o bem-estar e a integralidade da comunidade acadêmica.

A audiência no MEC foi uma solicitação da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI) para tratar de ocorrências na Universidade.