Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Colégio Técnico de Floriano realiza curso de capacitação sobre análise de solos

Colégio Técnico de Floriano realiza curso de capacitação sobre análise de solos

Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2023, 10h38

5aeafbd0-b543-482f-bf99-07c4b726451a.jpg

Estudantes, servidores e colaboradores participam de capacitação no CTF/UFPI

O Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI) ofereceu nesta semana curso de capacitação sobre métodos de análise de solos para servidores, alunos e colaboradores da instituição. A capacitação teve como objetivo instruir esses profissionais para ajudar produtores rurais da microrregião de Floriano, uma vez que apenas o Laboratório de Análises de Solos do Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE/UFPI) fornece o serviço de análise no estado do Piauí.

O curso surgiu para treinar as equipes do Colégio que irão atuar em uma parceria que está sendo desenvolvida com Secretaria de Estado de Agricultura Familiar e Secretaria de Desenvolvimento Rural de Floriano para análises para produtores rurais da região. O curso foi ministrado por Estefenson Marques. Participaram da capacitação, dois servidores técnicos em Agropecuária do Colégio Técnico de Teresina (CTT); sete alunos do curso técnico em Agropecuária; três colaboradores terceirizados; ex-alunos do curso técnico em Agropecuária do CTF; além de dois técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Floriano.

7831cdcd-c344-4b0f-a0af-1f02c17899e2.jpg

Equipamentos utilizados no processo de análise de solos

O Prof. Laurielson Chaves, Coordenador do Laboratório de Solos, do Colégio Técnico em Agropecuária, afirma a importância de oferecer um curso voltado para a capacitação da comunidade acadêmica, visto que vai trazer resultados positivos ao auxiliar produtores da região. “O Colégio Técnico de Floriano possui um Laboratório de Solos com estrutura adequada para realização de análises de solos, e vimos a necessidade de capacitar profissionais a partir da utilização dos nossos equipamentos. Dessa forma, a iniciativa visa ajudar os produtores rurais da região de Floriano que ainda não conhecem ou não têm acesso ao serviço de avaliação da fertilidade do solo, considerando as áreas em que se deseja implantar determinada cultura”, disse.

05a356ce-0bf8-48ed-81ec-d8ccfc00e08d.jpg

Amostras de solos analisadas durante curso no CTF/UFPI

O curso teve uma duração de quatro dias, as atividades envolveram desde a organização de amostras, limpeza de materiais e vidrarias, reparação de reagentes e padrões de calibração até a preparação de amostras para análise, extração e determinação de vários materiais. Através destas ferramentas, é possível avaliar a qualidade física e química dos solos e propor uma recomendação de adubação adequada, a fim de se alcançar o máximo de produtividade nas lavouras.