Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de Engenharia Agronômica da UFPI participam de atividade de campo na zona rural de Timon

Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2023, 10h40

WhatsApp_Image_2023-04-19_at_3.19.49_PM.jpeg

Aplicação de tecnologia no cultivo da melacia foi uma das lições apresentadas aos alunos

No dia 15 de abril, mais de 30 estudantes, do 1º ao 5º período, do Curso de Engenharia Agronômica da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Teresina, participaram de um dia de campo no Povoado Baixa Bonita, no município de Timon (MA). A visita foi conduzida pela Coordenadora Poliana Rocha e Subcoordenador Disraeli Rocha do mencionado curso. A atividade prática teve por intuito apresentar aos alunos o uso de técnicas e tecnologias no cultivo de determinados alimentos, sobretudo a melancia, além de se aproximar com produtores rurais da região.

Segundo o Subcoordenador de Engenharia Agronômica, Disraeli Rocha, o momento foi proveitoso para levar o processo de ensino-aprendizagem para fora da sala de aula. “O semestre que teve mais participantes no dia de campo foram os alunos do 1º período, uma vez que é a oportunidade de abrir as portas não só do curso, mas também do conhecimento para nossos discentes ingressantes”, frisou.

Durante o dia, os discentes puderam conhecer e acompanhar de perto a dinâmica das produções de sementes e cultivares, em especial as de melancia, que mesmo em períodos chuvosos apresentam alta produtividade. Segundo Gleidson de Oliveira, estudante de Agronomia, os exercícios de cunho prático trouxeram novas possibilidades e perspectivas que ainda não foram abordadas nas disciplinas teóricas. “Os dias de campo são de grande importância para nossa formação enquanto alunos. Em oportunidades como esta, temos contato direto com produtores e empresas, o que nos permite compreender melhor o funcionamento de várias cultivares”, enfatizou.

WhatsApp_Image_2023-04-19_at_3.19.49_PM_1.jpeg

Estudantes de Agronomia do CCA durante o dia de campo, realizado em Timon

A visita ocorreu em um sítio fazenda de propriedade de Francisco Tertuliano do Nascimento Júnior, egresso do Curso de Engenharia Agrônomica da UFPI. Ele contou que a dinâmica beneficia o conhecimento acadêmico e profissional dos alunos, como também atingiu o desempenho técnico do público-alvo da ação, ou seja, os pequenos produtores. “Eventos como esse reforçam a importância das lavouras para nossa cultura. Trazer profissionais renomados que, através de suas palestras e consultorias, possam colaborar no dia a dia de regiões, especialmente as carentes de informações técnicas, é extremamente enriquecedor”, acrescentou.

A atividade alcançou também produtores, técnicos, agrônomos, empresários, professores e estudantes de outras instituições advindas de diversos estados das regiões Nordeste e Norte, como Piauí, Maranhão, Pará, Ceará, Bahia e Pernambuco.

Confira mais fotos:

missa2022-57_1.jpg