Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto de extensão da UFPI promove preservação cultural em comunidades do interior do Piauí
Início do conteúdo da página

Projeto de extensão da UFPI promove preservação cultural em comunidades do interior do Piauí

Imprimir
Última atualização em Domingo, 23 de Abril de 2023, 10h36

WhatsApp_Image_2023-04-17_at_17.26.28_1.jpeg

GEPAR/UFPI em vista as comunidades para discutir a importância da valorização do patrimônio e preservação cultural

Aliando o conhecimento acadêmico sobre arte, ciência e história, o Grupo de Educação para Patrimônio e Arqueologia (GEPAR), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promove, a partir do diálogo com comunidades, ação pautada na valorização da cultura e identidade destes povos. Nesse sentido, o projeto faz visitas guiadas em sítios arqueológicos situados na zona rural de cidades como Piripiri, Buriti dos Lopes e Pedro II, além de encontros em comunidades quilombolas e escolas públicas do interior do estado.

O objetivo central da pesquisa é conversar com a sociedade em geral sobre a preservação da cultura material, imaterial e o fortalecimento das identidades. A professora e coordenadora do projeto, Elaine Ignácio, pontua que o projeto de extensão fomenta a multiplicação do aprendizado nos contextos educacionais, tanto formais quanto não-formais.

Na oportunidade, a coordenadora do GEPAR cita uma importante conquista do grupo. “Podemos citar, a regularização da Lei n.250/1993. Foram realizadas diversas reuniões com representantes do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História de Piripiri (NEPIH), Academia de Ciências, Artes e Letras de Piripiri (ACALPI) e Procuradoria do referido município, discutindo as ações para a regulamentação da lei, que dispõe sobre o Tombamento e Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de Piripiri-PI. Então podemos contribuir, dessa maneira, com a preservação e proteção do patrimônio local, além de dialogar com a gestão municipal e mobilizar a população para valorização e preservação do legado deixado pelas gerações passadas”, sublinhou.

O projeto teve início em 2010, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), e era, anteriormente, conhecido como Educação Patrimonial (EPA). No ano de 2021, passou a se denominar de Grupo de Educação Patrimonial e Arqueologia (GEPAR). Desde o seu surgimento, ações são promovidas em busca do fortalecimento do conhecimento e da preservação de bens materiais.

O processo de pesquisa no grupo ocorre em etapas diversas, como esclarece Camila Marissa, pesquisadora e integrante do grupo. “Os professores e as pessoas que coordenam o grupo, em conjunto com os estudantes do curso de Arqueologia, conduzem as pesquisas através do estudo teórico sobre Arqueologia, Cultura, Patrimônios Materiais ou Imateriais de uma região/lugar e Educação Patrimonial, somando ainda com eventos, ao exemplo da Jornada Cultura e Patrimônio (JOCUPA). Aprendemos muito sobre a região em que o evento ocorre e fazemos pesquisas de campo que enriquecem o conhecimento adquirido pelo grupo. Por fim, expomos ao público as ideias propostas”, detalhou.

Projetos de extensão possuem grande relevância, tanto para a comunidade em geral como para quem realiza todo o processo de pesquisa. Naira Mendes, estudante da UFPI e integrante do GEPAR evidencia que a participação no grupo de extensão vai para além do espaço de complementação da carga horária, pois enriquece o referencial teórico e o conhecimento sobre as possibilidades da Arqueologia. “Os textos trabalhados durante as reuniões auxiliam minha mente a expandir para inúmeras outras formas de aperfeiçoar o meu fazer arqueológico”, comentou.

WhatsApp_Image_2023-04-17_at_17.26.28.jpeg

Fim do conteúdo da página