Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com apoio da UFPI, estão abertas as inscrições para programa de Aceleração de Startups do Piauí

Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 16h55

Estão abertas as inscrições para o Programa de Aceleração de Startups (Startup Piauí). A ação é resultado da parceria com o Programa de Aceleração Regional do Empreendedorismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (da sigla em Inglês - MIT REAP), que conta com apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), representando o stakeholder "Universidade".

A seleção é voltada a startups ou equipes mantenedoras que solucionem desafios de instituições públicas e privadas do estado. Os inscritos devem apresentar propostas que contemplem as áreas de saúde, manufatura, logística, cidades inteligentes, energia, agricultura, comércio justo (Fair Trade), educação ou outros mercados potenciais. Estão aptas a participar da seleção, startups ou equipes empreendedoras com propostas que solucionem desafios de instituições públicas e privadas do estado. Após a submissão das propostas, o prazo é de até 60 dias para a divulgação do resultado.

No Programa de Aceleração Startup Piauí, a UFPI também atua com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica para orientação sobre Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Além da UFPI, também integram a iniciativa a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI), que atuam no projeto ao integrar pesquisadores e fomentar acesso a laboratórios no desenvolvimento das atividades.

A mentoria oferecerá suporte nas áreas de infraestrutura, desenvolvimento tecnológico, pesquisa, gestão e ainda acesso a recursos financeiros. Os inscritos serão selecionados seguindo critérios de aplicabilidade, grau de inovação da iniciativa, estágio de mercado, equipe multidisciplinar e tecnologia.

Acesse o edital completo aqui

Iniciativa interna - A UFPI já desenvolve ações de incentivo à pesquisa e desenvolvimento de novas empresas inovadoras, como é o caso do programa InovaUFPI, uma ação pioneira da Universidade que apoia o desenvolvimento de tecnologias para atender as demandas do setor produtivo, que está alinhada com o Startup PI. Atualmente, nove projetos de inovação estão em aperfeiçoamento na Universidade. Por meio do programa, com o apoio do SEBRAE e da FADEX, as equipes participantes contam com capacitações e mentorias com o intuito de desenvolver as competências empreendedoras e tecnológicas, além de fornecer suporte técnico e financeiro através de bolsas para a viabilização dos projetos.