Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI promoveu certificação de estudantes do curso de Mecânica de Motocicletas

UFPI promoveu certificação de estudantes do curso de Mecânica de Motocicletas

Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 14h53

PHOTO-2023-04-17-10-58-19_3.jpg

Mesa de honra da solenidade de certificação do curso Mecânica de Motocicletas

Com o intuito de viabilizar a ressocialização social e profissional de egressos do sistema prisional, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou na sexta-feira (14/4) a solenidade de certificação dos alunos do curso de Mecânica de Motocicletas, ofertado por meio do Projeto Alvorada. O curso foi uma parceria entre a UFPI, por meio dos Colégios Técnicos de Teresina e de Floriano, o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), ligado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, e o Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

Segundo o orador da turma, Alcides Tony da Silva, a conquista do curso é o resultado da soma de esforços que permitiu sua conclusão. “Quando nos dispomos a conhecer novos horizontes e enfrentamos as nossas limitações conseguimos colher no futuro bons frutos. Então, não há nada nesse mundo que dure sem a presença do conhecimento e da ciência”, enfatizou.

Na ocasião, também estiveram presentes a Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Virgínia Muniz; o Coordenador-administrativo do projeto e professor do Colégio Técnico de Floriano, Laurielson Alencar; o Diretor Executivo da FADEX, Raimundo Batista Ribeiro Júnior; a Coordenadora pedagógica do Projeto Alvorada, Maria da Conceição; a Psicóloga do Escritório Social do Tribunal de Justiça do Piauí, Alexandra; o Paraninfo da turma, Marcus Vinicius da Silva Mendes; o Patrono da turma, Patrick Abreu de Oliveira; também estiveram presentes a equipe administrativa, professores e demais tutores.

PHOTO-2023-04-17-10-58-19_2.jpg

Curso de Mecânica de Motocicletas

A partir da formação inicial e continuada (FIC), a qualificação ofereceu aos estudantes oportunidades de inclusão social por meio da formação técnica e profissionalizante, importantes ferramentas para o ingresso ao mercado de trabalho e nas áreas de empreendedorismo.

Selecionados pelo Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, com acompanhamento da equipe gestora do Projeto Alvorada da UFPI, 17 alunos graduados cumpriram uma carga horária de 20 semanas letivas, fomentadas com aulas semanais de 50 minutos. Do total de 500 horas de curso, 360 horas foram referentes ao conteúdo programático e 140 horas de estágio, ofertado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Conforme o Prof. Laurielson Alencar, coordenador-administrativo do projeto, a formação dos estudantes marcou um importante avanço social para a educação. "O nosso grande objetivo era promover ressocialização. Hoje, tenho a plena certeza que conseguimos alcançar este propósito. Através do curso, despertamos o interesse de muitos alunos, que já estão investindo em seus próprios negócios. O Projeto Alvorada, sem dúvidas, está cumprindo um importante papel social”, pontuou.

PHOTO-2023-04-17-10-58-22_3.jpg