Reitor Gildásio Guedes, Desembargador Fernando Lopes e esposa, Vice-Reitor Viriato Campelo e professor Odailton Aragão
Foi encerrada neste domingo (16/4) a exposição "Torquatália 40 anos", situada na galeria Afrânio, novo espaço cultual da universidade, atualmente localizada no espaço Rosa dos Ventos. Inaugurada no dia 13/3, a exposição em homenagem ao poeta piauiense Torquato Neto recebeu diariamente a comunidade acadêmica e o público externo, com obras pessoais e póstumas do artista, que incluem mais de 50 itens e 100 obras, além de registros fotográficos, poemas, anotações e um espaço dedicado ao material audiovisual de Torquato.
Reitor Gildásio Guedes durante evento de lançamento do livro editado pela UFPI, Obra Inacaba, durante programação para celebrar os 50 anos de morte do artista - Arquivo SCS
O novo espaço deve ficar de forma permanente na Universidade, recebendo novas exposições. Para o Reitor Gildásio Guedes, a iniciativa da Administração Superior em trazer o acervo para a UFPI foi recebidade de forma satisfatória pela comunidade. “A galeria é bem localizada e já frequentada pela sociedade de modo geral. Incentivar esse tipo de ação aproxima o público da Instituição e promove a cultura”, afirmou.
Vice-Reitor Viriato Campelo, durante evento de lançamento do livro editado pela UFPI, Obra Inacaba, durante programação para celebrar os 50 anos de morte do artista - Foto: Arquivo SCS
Um dos curadores da "Torquatália 40 anos", o Vice-Reitor Viriato Campelo celebrou o resultado final após esse mês de exibição da mostra. Ele destacou a importância de levar ao conhecimento da comunidade um pouco da expressiva obra do artista teresinense. “As pessoas estão adquirindo o hábito de vir conferir a exposição. Abrir a universidade é abrir conhecimentos, produzir intercâmbios e ligações com outros setores”, ressaltou.
Agora, a exposição seguirá para outras capitais, como Brasília e Rio de Janeiro. Contudo, na galeria Afrânio, a próxima exposição já está em fase de planejamento. Em breve, o espaço receberá a coleção particular de Fernando Dib (in memoriam), docente do Curso de Ciências Sociais da UFPI por 40 anos. O acervo do professor contém mais de mil objetos de artes que abordam desde o folclore piauiense até o artesanato mundial. A família fará a curadoria dos itens para montar a exposição que possibilitará aos visitantes conhecer outros artistas.
Também estiveram presentes no encerramento da exposição o Diretor do Centro de Ciências da Saúde, Arquimedes Cavalcante; o Chefe do Departamento de Artes e um dos curadores da exposição, Odailton Aragão; o Desembargador Fernando Lopes (Tribunal de Justiça- Piauí), acompanhado da esposa; o cantor e compositor Edvaldo Nascimento; além de visitantes da Feirinha Verde que acontecia no domingo (16) no Espaço Rosa dos Ventos.
Algumas visitas
George Mendes, primo de Torquato e curador do acervo do poeta
Durante o período de exibição, a "Torquatália 40 anos" recebeu um público diverso. Entre eles, o primo de Torquato Neto, George Mendes. O publicitário é o responsável pelo acervo do artista e também faz parte da equipe responsável pela curadoria. Durante o processo de montagem das homenagens, ele comentou como a poesia de Torquato é sensível e musical, ainda hoje sendo base para a criação de novas melodias. “Isso é muito relevante para mostrar que essa obra tende a não ser concluída”, opinou.
Equipe do DAA durante visita à exposição
A equipe da Diretoria de Administração Acadêmica (DAA), da Pró-Reitora de Graduação (PREG), também marcou presença na exposição. Na oportunidade, o diretor do DAA, Leomá Matos, destacou que a atividade valoriza a magnitude do artista que foi uma das figuras-chave da Tropicália. “A instituição em seu papel de construção do conhecimento junto às frentes social, cultural, político e artístico, ao enaltecer o trabalho do poeta Torquato Neto”, enfatizou.
Alunos da escola Liceu de Piripiri em visita a exposição "Torquatália 40 anos"
No começo do mês de abril, foi a vez dos alunos do colégio Liceu, do município de Piripiri, localizado a 166 km da capital Teresina. Durante uma excursão promovida por professores das disciplinas de Artes e História, acompanhadas pela diretora e pela coordenadora da escola, a exposição recebeu alunos do 9° ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Na ocasião, a professora de artes Fernanda Gertrudes pontuou a relevância da exposição para o ensino, a partir da figura do artista piauiense destaque nacional. “Ele era um teresinense nato que deixou um legado muito rico dentro da literatura, da música, do cinema, de todas as linguagens artísticas que os alunos estão estudando. Essa exposição em um espaço da UFPI proporcionou contato com obras de Torquato Neto, que muitos deles nem conheciam", celebrou.
Confira outras fotos: