Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Cientistas da UFPI são destaque internacional

Cientistas da UFPI são destaque internacional

Última atualização em Segunda, 17 de Abril de 2023, 17h22

Cinco pesquisadores da UFPI estão entre os mais influentes do mundo em 2021, segundo levantamento da Universidade de Stanford (Estados Unidos). Os professores Joel Rodrigues (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica); Ademir Araújo (Centro de Ciências Agrárias); Edvani Muniz (Departamento de Química); Carlos Henrique Nery (Departamento de Medicina Comunitária) e Edson Cavalcanti (Departamento de Química) constam na lista entre os mais relevantes, a partir de estudo que analisou 100 mil cientistas de todo o mundo.

A lista considerou a quantidade de vezes que o pesquisador é citado em publicações da base de dados Scopus, ou seja, pelo fator de impacto na produção acadêmica nacional e internacional. Os cientistas foram classificados em 22 campos científicos e 174 subcampos. Os dados de toda a carreira são atualizados até o final de 2021 e os dados do ano recente referem-se a citações recebidas durante o ano civil de 2021.

Para o professor Ademir Araújo, um dos selecionados, o ranking é motivo de celebração, por representar uma ferramenta com credibilidade e que reflete o empenho realizado. “Nós, pesquisadores, trabalhamos arduamente, muitas vezes, sem recursos, mas a gratificação é esse reconhecimento e o exemplo que damos aos nossos alunos”, afirmou. Na oportunidade, o professor aproveitou para destacar a importância da ciência. “Sem ciência e tecnologia não há desenvolvimento. Sempre esperamos o financiamento das nossas pesquisas, porque disso depende o desenvolvimento da sociedade”, pontuou.

O trabalho usou dados do Scopus, fornecidos pela plataforma computacional de análise, ICSR Lab, da Elsevier - empresa global de informações analíticas que contribui com instituições e profissionais para o progresso da assistência à saúde e à ciência. A análise foi realizada a partir de c-score (com e sem autocitações) ou pelo percentual de 2% ou mais nos subcampos destacados.

WhatsApp_Image_2023-04-14_at_11.33.54.jpeg

Professor Edson Cavalcanti

Para o Prof. Edson Cavalcanti, outro pesquisador a figurar na lista, o destaque pontua o alcance mundial das pesquisas produzidas por alunos dos Programas de Pós-Graduação em Química, Ciência e Engenharia dos Materiais e da Renorbio - o qual foi vinculado por alguns anos.

“Sempre buscamos publicar esses trabalhos em revistas de qualidade, específicas com o tema trabalhado e de circulação mundial, visando atingir a divulgação com o máximo de grupos/pesquisadores no mundo. Isso tem se mostrado muito positivo, tendo grande repercussão no número de citações que nossos trabalhos têm recebido, servindo de base para diversos outros grupos de pesquisa no mundo”, avaliou.

Confira a lista divulgada pela Stanford University neste link.