Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realizará nesta sexta (14) solenidade de certificação dos alunos do curso de Mecânica de Motocicletas

Última atualização em Domingo, 16 de Abril de 2023, 22h50

WhatsApp_Image_2023-04-13_at_10.43.17_AM_1.jpeg

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizará nesta sexta-feira (14/4), às 18h, no Cine Teatro, a solenidade de certificação dos alunos do curso de Mecânica de Motocicletas, ofertado por meio do Projeto Alvorada, que buscou viabilizar a ressocialização social e profissional de egressos do sistema prisional.  O curso foi uma parceria entre a UFPI, por meio dos Colégios Técnicos de Teresina e de Floriano, o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN), ligado ao Ministério da Justiça e da Segurança Pública, e o Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí.

A partir da formação inicial e continuada (FIC), a qualificação ofereceu aos estudantes oportunidades de inclusão social por meio da formação técnica e profissionalizante, importantes ferramentas para o ingresso ao mercado de trabalho e nas áreas de empreendedorismo.

Selecionados pelo Escritório Social do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, com acompanhamento da equipe gestora do Projeto Alvorada da UFPI, 17 alunos graduados cumpriram uma carga horária de 20 semanas letivas, fomentadas com aulas semanais de 50 minutos. Do total de 500 horas de curso, 360 horas foram referentes ao conteúdo programático e 140 horas de estágio, ofertado em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (SEDUC).

Conforme o Prof. Laurielson Alencar, coordenador-administrativo do projeto, a formação dos estudantes marcou um importante avanço social para a educação. "O nosso grande objetivo era promover ressocialização. Hoje, tenho a plena certeza que conseguimos alcançar este propósito. Através do curso, despertamos o interesse de muitos alunos, que já estão investindo em seus próprios negócios. O Projeto Alvorada, sem dúvidas, está cumprindo um importante papel social”, pontuou.