Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos da UFPI são selecionados em programa de ensino de português na França e Guiana Francesa

Última atualização em Terça, 18 de Abril de 2023, 09h33

A aluna de graduação do Curso de Letras Francês-Português, Cléa Porto, e o aluno de Mestrado em Letras da UFPI, Jhonnatas Santos, foram selecionados no programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa da França, para atuarem como assistentes de Língua na França e Guiana Francesa no ano letivo de 2023-2024. Cléa conquistou o segundo lugar geral na classificação para a França.

O Programa atua sob a direção de France Education International em parceria com a Embaixada da França, tendo por objetivo oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de mergulhar na língua e na cultura francesas, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura e terá início em 1° de outubro de 2023 com duração de 7 meses. Durante a estada, os professores assistentes terão também a possibilidade de se matricular em uma universidade francesa.

bd8c26b3-1c46-47e2-9107-42b62fee674a.jpgCléa Porto, aluna de graduação da UFPI

Além de se posicionar em 2º lugar no programa Assistentes Brasileiros de Língua Portuguesa da França, Cléa Porto, que está no último ano da graduação, ressaltou que a aprovação é algo bastante significativo para ela e para o curso de Letras Português/Francês, já que todo ano tem alunos aprovados no programa. “Está sendo uma experiência única e surpreendente, sobretudo por eu ainda estar na graduação. Acredito que seja um resultado que advém de um trabalho em conjunto com os professores de francês que nos orientam e nos guiam durante esse longo processo”, pontuou.

AAA_0312_1.jpgJhonnatas Santos, aluno de mestrado da UFPI

Jhonnatan pontuou que já havia se inscrito outras vezes no programa, mas que acredita que o melhor momento para ter sido selecionado tenha sido agora. "Foi uma felicidade muito grande. Pra mim está sendo uma experiência incrível agora que tenho uma maturidade muito diferente do que das outras vezes em que postulei a minha candidatura e ter essa oportunidade de ir com uma maturidade diferente, já estando no mestrado, pode contribuir tanto para minha vida pessoal quanto também pro programa pois eu vou conseguir desenvolver minhas pesquisas”, disse.

Larissa Rodrigues, professora de Francês e responsável pela carta de recomendação de Jhonnatas ao programa, destacou que a oportunidade de atuar como assistentes brasileiros na França é de grande importância para profissionais de francês no Brasil e que acompanha esse processo, tanto observando os alunos da UFPI aprovados nos anos anteriores como professora atestando o nível de proficiência. “Tive a honra de atestar o nível de 3 alunos, que são nossos exemplos na formação de professores, sempre engajados nas nossas ações de ensino, pesquisa e extensão. É uma das formas de intercâmbio que o aluno de Letras tem para acessar a língua e a cultura francesa. Além dessa troca, poder ser professor de língua portuguesa para estrangeiros é uma oportunidade nos dias atuais em que há uma forte demanda de uso da língua portuguesa mundialmente”, disse.

A coordenadora do Curso de Letras Estrangeiras, professora Patrícia de Oliveira Lucas, menciona que o trabalho em equipe dos professores do curso tem feito a diferença nesse processo. “As professoras Marcella Abreu, Silvania Viana e Cristiane Fronza estão presentes desde a escrita da carta de recomendação até a preparação das candidaturas dos estudantes. Desse modo, a conquista dos candidatos reflete, além dos esforços da formação conjunta por professores do curso, o aprimoramento autônomo e constante da performance linguística de ambos os selecionados para a apresentação do perfil desejado no Programa”, enfatizou.

Outros quatro alunos da UFPI, Iara Mourão, Cintia Guedes, Ana Kelly Moura e Mariana Pimentel, também já conseguiram a aprovação no programa em anos anteriores. Em 2022, foram atribuídas ao Brasil pelo Ministério da Educação Nacional francês, 33 vagas para assistentes de português, das quais 9 são na Guiana Francesa. O programa é aberto a estudantes brasileiros matriculados na graduação em universidades brasileiras em um curso de literatura luso-francês ou línguas modernas.