Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ciaps terá oficina sobre o previne Brasil e Mostra de Alimentação Cardioprotetora para Saúde da Criança

Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 09h54

1_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy_copy.png

O VI Congresso Internacional de Atenção Primária em Saúde (VI CIAPS), que acontece entre os dias 4 e 6 de maio, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), divulga uma novidade em sua programação. Trata-se de uma oficina do Previne Brasil e uma mostra de Alimentação Cardioprotetora para Saúde da Criança.

A oficina do Previne Brasil será organizada pela Rosane Santana, coordenadora da Atenção Primária à Saúde do Piauí e tem o objetivo de capacitar os profissionais e secretárias municipais sobre indicadores, monitoramento, avaliação, controle e ações estratégicas para realizar o financiamento da APS e proporcionar uma melhor gestão dos recursos públicos.

A Mostra de Alimentação Cardioprotetora será organizada pela coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente Maria Consolação Nascimento e tem o objetivo de expor a nova proposta de alimentação que substitui a pirâmide alimentar.

Além disso, o congresso dispõe de programação repleta de conferências e oficinas sobre medicina tradicional; fitoterapia para saúde da mulher; interoperabilidade da saúde digital na APS; inovações digitais na avaliação da saúde da mulher; análise de dados sobre mortalidade materna; realidade virtual para o ensino da saúde; análise de mapas de evidências.

Ciaps destaca parceria com Opas, Ministério da Saúde (SGTES) e Sesapi

O VI CIAPS firmou na terça-feira (11/4) parceria com a secretária Estadual de Saúde (SESAPI) com o objetivo de proporcionar aos profissionais da saúde do Piauí um ambiente multiprofissional e multidisciplinar com novas pesquisas na área de saúde digital, produção conhecimento na área de inteligência artificial e saúde da mulher.

Além da SESAPI, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e o Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) também fecharam parceria com o CIAPS. A secretaria da SGTES, Isabela Pinto, garantiu a vinda de todos os palestrantes.

A professora Lis Marinho, Coordenadora Geral do CIAPS, se reuniu com o Superintendente de Gestão da Administração (SUGAD), Jefferson Clercke Lopes Campelo. Durante a reunião, Jefferson Campelo afirmou que quer todos os profissionais da secretaria envolvidos na organização e na execução do CIAPS.

Submissão de trabalho até o dia 16/04

O evento terá um espaço destinado para submissão de resumos para apresentação, onde acadêmicos de graduação e pós-graduação, profissionais de saúde demais interessados em pesquisas podem se inscrever.

As inscrições e submissões de trabalho podem ser realizadas pelo site.

Podem se inscrever profissionais da área da saúde, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação, estudantes de ensino médio e demais interessados em pesquisas podem se inscrever.

O congresso é uma realização do Núcleo de Estudos, Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação Permanente para o SUS (NUEPES) e Mestrado Profissional em saúde da Mulher da UFPI.

WhatsApp_Image_2023-04-12_at_17.27.151.jpeg