Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de escola de Piripiri visitam exposição "Torquatália 40 anos" na UFPI

Alunos de escola de Piripiri visitam exposição "Torquatália 40 anos" na UFPI

Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 18h02

0a10e13b-b5c8-4108-a59a-ac394023ae57.jpgAlunos da escola Liceu de Piripiri em visita a exposição "Torquatália 40 anos"

Cerca de 40 alunos, da cidade de Piripiri, localizada a 166 km da capital Teresina, participaram no último sábado (01), de uma visita à exposição "Torquatália 40 anos" que retrata a vida e obra de Torquato Neto e está situada no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI.

A visita foi idealizada e acompanhada por professores das disciplinas de Artes e História, além da diretora e coordenadora da escola Liceu de Piripiri para que os alunos tivessem contato com exposições de fora da cidade de Piripiri.

e8d52544-8022-4908-b7b4-8dc98ef0c2d0.jpg

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI e um dos curadores da exposição, pontuou que a Universidade cumpre o seu papel de ser uma instituição aberta e divulgadora de eventos culturais e de conhecimento. “Esse é o papel que a UFPI desenvolve. Essa visita foi muito importante e eu como um dos curadores acredito que ainda vamos receber outras escolas, o que nos deixa satisfeitos, afinal de contas, são jovens e estudantes que perpetuam o conhecimento da obra do grande poeta piauiense”, disse.

Fernanda Gertrudes, professora de Artes, destacou que a importância dessa atividade é fazer com que os alunos possam interagir dentro das linguagens artísticas apresentadas em aula para compreender melhor cada uma delas. “A figura de Torquato Neto se destacou nacionalmente. Um teresinense nato com inúmeras qualidades deixa um legado muito rico dentro da literatura, dentro da música, do cinema, todas as linguagens artísticas que os alunos estão estudando. Essa exposição em um espaço da UFPI proporcionou contato com obras de Torquato Neto, que muitos deles nem conheciam”.

51341d5d-4c01-4b8a-a37b-eca72ddf4627.jpg

Ana Giullia Tertuliano, aluna do 3° ano, que veio à exposição, ressaltou a importancia de conhecer e estudar sobre o artista piauiense e sua contribuição na composição das grandes obras musicais brasileiras. “Eu gostei muito da exposição. Já sabia um pouco sobre quem era Torquato Neto, mas a exposição possibilitou que eu conhecesse mais e de uma forma muito intimista, a partir das fotos de seus cadernos de composição, registros com família e amigos”, declarou.

Na exposição, que fica aberta diariamente, das 14h às 20h,  os visitantes têm acesso às obras pessoais e póstumas do artista, que incluem mais de 50 itens e 100 obras de registros fotográficos, poemas e anotações. Além disso, também estará disponível um espaço dedicado ao material audiovisual de Torquato. A exposição segue ainda para outras capitais como Rio de Janeiro e Brasília.