Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI confirma oferta do primeiro doutorado profissional em Saúde da Família

UFPI confirma oferta do primeiro doutorado profissional em Saúde da Família

Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 15h32

WhatsApp_Image_2023-04-03_at_10.40.21.jpeg

Reunião do colegiado-geral da Renasf em Fortaleza-CE

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) vai oferecer a 1ª Turma de Doutorado Profissional em Saúde da Família da Instituição. O novo curso foi confirmado a partir da participação do vice-reitor, Prof. Viriato Campelo e do Coordenador do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PPGSF) da RENASF, Prof. Fernando Guedes Junior, em reunião do colegiado-geral da Rede, em Fortaleza-CE, na sexta feira (31/3). Na ocasião, a UFPI apresentou seus Campi, seus indicadores e seu compromisso com a sociedade piauiense.

Está garantida também a oferta da 5ª Turma de Mestrado Profissional em Saúde da Família, com 20 vagas. Já as oportunidades para o novo doutorado, previstas ainda para este semestre, são de oito vagas.

medicinafloriano-18_copy.jpg

Vice-reitor Viriato Campelo (Foto: Arquivo)

Segundo o vice-reitor Viriato Campelo, com a oferta do curso de doutorado profissional, por meio da Rede Renasf, a Universidade reafirma seu compromisso  com a qualificação de pessoal para atuar junto ao SUS.

"A Universidade reconhece plenamente a importância da formação na área da saúde da família para fortalecimento da Saúde Pública. Pretendemos também, cada vez mais, aperfeiçoar nosso relacionamento com as prefeituras por meio de nossos alunos. É a UFPI exercendo seu papel de promover melhor qualidade de vida para a população, por meio da relevância de suas pesquisas e formação de recursos humanos de alta qualidade”, declarou o Viriato Campelo.

prgpseminario 12

Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo (Foto: Arquivo)

Para a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo, a oferta do novo curso é extremamente importante para a Universidade e para atender a alta demanda de formação na área. “Temos no Piauí uma demanda grande de profissionais da saúde buscando essa qualificação em nível de doutorado. É um grande avanço para a Universidade participar desse doutorado em rede, para capacitar e qualificar cada vez mais os profissionais que querem atuar diretamente com a população”, avalia a Pró-Reitora.

Criada em 2009, a Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família - RENASF, tem como finalidade fomentar a pesquisa e o ensino do tema de Saúde da Família e temas correlatos, para tal, dedica-se à produção de conhecimento e desenvolvimento de atividades de ensino em nível de pós-graduação.

Atualmente, os trabalhos da RENASF são desenvolvidos através de uma intensa articulação institucional com colaboração ativa de mais de 30 entidades partícipes, localizadas em sete estados diferentes, sendo seis estados da região nordeste (AL, CE, MA, PB, PI e RN) e um estado da região norte (AC) do Brasil.

O Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PPGSF) é oferecido por uma Associação Ampla de Instituições de Ensino e Pesquisa da Região Nordeste do Brasil, a RENASF, com área de Concentração Saúde da Família. Na UFPI conta com 17 docentes pesquisadores e já formou 49 mestres em saúde da família.