Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Em Picos, Liga Acadêmica realiza campanha “Março Lilás” em prevenção ao câncer de colo do útero
Início do conteúdo da página

Em Picos, Liga Acadêmica realiza campanha “Março Lilás” em prevenção ao câncer de colo do útero

Imprimir
Última atualização em Sexta, 31 de Março de 2023, 14h26

A Liga Acadêmica de Saúde da Família e Comunidade (LASFAC), do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (CSHNB), em Picos, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou nesta sexta-feira (31/03) uma ação de extensão com o tema Março Lilás, em alusão à prevenção do câncer de colo do útero com as funcionárias terceirizadas do campus.

picos1.png

Integrantes da LASFAC em ação de extensão sobre prevenção do câncer de colo uterino

A ação contou com explicações dos alunos ligantes do curso de Enfermagem sobre a importância da realização do exame preventivo do câncer de colo do útero (Papanicolau), como e onde ele pode ser feito, sua frequência e público-alvo recomendados, além de possíveis patologias detectadas no exame e formas de prevenção do câncer. 

Na ocasião, também houve explanação da ligante do curso de Nutrição sobre como uma alimentação saudável pode contribuir na prevenção do câncer de colo uterino. Algumas afirmações foram apresentadas às participantes, que deveriam avaliá-las como verdadeiras ou falsas levantando plaquinhas verdes para verdadeiras ou vermelhas para as falsas. 

Além disso, houve abertura a todo momento para as participantes tirarem dúvidas em relação ao Papanicolau e ao câncer de colo uterino. As mesmas participaram ativamente da ação, trazendo diversas dúvidas como fatores de risco para o desenvolvimento da doença, a frequência para realização do exame e se há necessidade para realização do mesmo após a histerectomia. Também compartilharam histórias pessoais e familiares com a doença. 

picos2.png

Funcionárias terceirizadas da UFPI/CSHNB em ação de extensão da LASFAC sobre prevenção do câncer de colo de útero

Ao final da intervenção, foi oferecido um café da manhã às participantes, que deram um feedback fortemente positivo em relação à ação, expressando agradecimento e estímulo à realização do exame e ao autocuidado.

Segundo o coordenador da LASFAC, professor Antonio Ferreira Mendes de Sousa, a ação é de grande relevância, pois o câncer de útero é o terceiro mais frequente entre a população feminina no país e a quarta causa de morte de mulheres, além de favorecer a formação de profissionais mais envolvidos com a comunidade em que estão inseridos. 

Para o coordenador de extensão da LASFAC, o discente em Enfermagem Clemer José, a ação foi de fundamental importância na formação acadêmica e profissional dos ligantes envolvidos pois é possível perceber, de perto, as diferentes realidades envolvendo a prevenção ao câncer de colo uterino, possibilitando o desenvolvimento de um olhar mais humanizado e voltado às problemáticas provenientes da comunidade. 

picos3.png

Ação de extensão da LASFAC sobre a prevenção do câncer de colo de útero com funcionárias terceirizadas da UFPI/CSHNB

Fim do conteúdo da página