O Vice-reitor no exercício da Reitoria, Viriato Campelo, participou na manhã desta quinta-feira (30), no auditório da Fiocruz Piauí, em Teresina, do evento que celebra os 10 anos de parceria entre o Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Medicina Tropical do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e o escritório regional da Fiocruz no Piauí, que forma mestres e doutores em medicina tropical no Nordeste.
O evento contou uma mesa de abertura para relembrar a criação e trajetória dos cursos com a participação da coordenadora-geral de educação da Fundação Oswaldo Cruz, Cristina Guillan; do secretário municipal de educação, Nouga Cardoso; do vice-diretor do Instituto Oswaldo Cruz, Paulo D’Andrea; da coordenadora de pós-graduação do Instituto Oswaldo Cruz, Vanessa de Paula; da coordenadora-geral da Fiocruz Piauí, Jacenir Mallet; da coordenadora-adjunta da Fiocruz Piauí, Elaine Nascimento; do vice-reitor da Universidade Estadual do Piauí, Jesus Abreu; do diretor do laboratório central Fabricio Amaral e de autoridades do Laboratório Central de Saúde Pública.
O vice-reitor destacou a parceria da UFPI com a fundação e disse que a pós-graduação cumpre um papel de complementar para formação de mais de 40 profissionais nessa área da medicina. “A Universidade Federal do Piauí tem uma gratidão enorme com a fundação Oswaldo Cruz. Temos uma parceria consolidada entre a UFPI e a Fiocruz que proporcionou todo esse desenvolvimento na saúde nesse estado. Então reafirmamos nosso compromisso com essa instituição que já formou muitos profissionais nesses dez anos”, disse.
Vice-reitor Viriato Campelo na mesa de abertura
A coordenadora geral de educação da Fundação Oswaldo Cruz, Cristina Guillan, pontuou que o objetivo do evento é celebrar os anos de atuação da pós-graduação e fortalecer o papel estratégico da Fiocruz e celebrar os dez anos de programa de medicina tropical no Piauí. “A Fiocruz Piauí está caminhando para os seus quinze anos de presença no estado do Piauí para cumprir a missão de formação e aperfeiçoamento de recursos humanos e desenvolvimento de saúde principalmente para o SUS. Nossa caminhada sucede o início das nossas atividades que hoje comemora seus dez anos de atuação contínua repleta de egressos, honra e muita felicidade”, disse.
Coordenadora-geral da Fundação Oswaldo Cruz Piauí, Jacenir Mallet
Desde a sua definição em 2013, a oferta dos cursos de pós-graduação em Medicina Tropical no estado conta com apoio de instituições locais, como as Universidades Federal e Estadual do Piauí, o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, a Secretaria de Estado de Saúde, o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapepi) e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa).