Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Departamento de Artes ganha pinturas murais em projeto que comemora 45 anos do Departamento
Início do conteúdo da página

Departamento de Artes ganha pinturas murais em projeto que comemora 45 anos do Departamento

Imprimir
Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 17h39

pinturas murais

Em alusão à comemoração dos 45 anos do Departamento de Artes Visuais, aconteceu na manhã desta terça-feira (28), em solenidade realizada no Auditório do CCE, a inauguração do projetoIDEARTHE. Com o objetivo de promover intervenções artísticas em ambientes externos das salas do Departamento de Artes, o projeto de extensão convidou 7 artistas nordestinos para pintar 13 murais em tamanho, estética e temas variados. Além disso, outra finalidade da ação é aproximar os artistas dos discentes do curso de Artes Visuais para troca de aprendizado fora de sala de aula. 
28032023-AAA_0031.jpg

Mesa de honra da solenidade

Compuseram a mesa de abertura da solenidade: o Reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a Pró-reitora de Extensão e Cultura, Dborah Dettmam; o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Luís Carlos Sales; a Diretora do Centro de Ciências da Educação (CCE), Eliana de Sousa Alencar Marques; o Chefe do Departamento de Artes Visuais, Odailton Aragão Aguiar; a coordenadora do curso de Artes Visuais e Coordenadora do Projeto IDEARTHE, Profa. Nubia Canejo; o artista plástico, Sr. Nonato Oliveira e a discente do curso de Artes Visuais, Bruna Oliveira. 

28032023-AAA_0036.jpg

Reitor Gildásio Guedes

O Reitor Gildásio Guedes definiu a inauguração do projeto como um momento ímpar. Para ele, projetos que levam o que há de melhor da Universidade para a comunidade externa são essenciais para o crescimento da Instituição. "Nós temos que ultrapassar esse muros da Universidade e externalizar cada vez mais o conhecimento. E o IDEARTHE diversifica esse comprometimento que a UFPI tem com o exterior”, ressaltou.

28032023-AAA_0030.jpg

Prof. Odailton Aragão Aguiar, Chefe do Departamento de Artes e um dos coordenadores do Projeto

O chefe de Departamento e também coordenador do IDEARTHE, Prof. Odailton Aragão Aguiar, conta que a ideia do projeto surgiu ao perceber que os corredores onde está localizado o curso de artes visuais não possuia identidade visual necessária que representasse a presença do curso. “A gente entra no departamento de arte, no curso de arte e a gente não via arte. Não via pintura ou grafite que apresentasse o curso de arte para os demais. Então, a gente teve essa ideia de chamar os artistas mais conhecidos para poder realizar todos esses painéis”, explicou. Para o professor, essas produções artísticas ampliam o circuito cultural da Universidade, ao permitirem fruição estética democrática e acessível a todos que circulam pelos espaços do DEA/CCE. 

28032023 AAA 0021

Professora Núbia Canejo

Para a coordenadora do projeto, Profa Núbia Canejo, o momento, além de comemorar a trajetória do Departamento de Artes, também serve para estreitar os laços da instituição com o a comunidade externa. “Começar as comemorações com a inauguração desses painéis não envolve só a comunidade acadêmica mas a comunidade teresinense. E esse evento é de grande importância, pois expressa uma das premissas da Universidade que é a extensão e relação com a sociedade”, pontuou. 

28032023 AAA 0032

Diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques

A Diretora do CCE, Eliana de Sousa Alencar Marques, acredita que esses projetos reúnem o que há de melhor na Universidade e que é através deles que a sociedade piauiense pode ver o ambiente universitário como um espaço de produção de cultura e arte. “Sempre pensei no CCE como um lugar que integra a arte. Estou profundamente feliz por estar nesse momento da entrega do projeto e dizer que ele é apenas o primeiro, nós vamos trabalhar muito ainda para fazer com que o CCE seja reconhecido por aquilo que ele tem de maior valor, que é toda essa posição cultural que se constitui cotidianamente nesse centro”, enfatizou.  

28032023-AAA_0026.jpg

Artista Nonato Oliveira

O artista plástico piauiense, Nonato Oliveira, agradeceu a oportunidade de trabalhar no projeto e explicou um pouco sobre suas técnicas artísticas e os temas que retrata. “Agradeço a Universidade Federal do Piauí e aos demais companheiros pela experiência. Na minha criação eu busco adotar novos assuntos, mas sempre mantenho o meu estilo. Bumba-meu-boi, bandeiras, pipas, violas, festas populares, cacto e mandacarus são alguns temas que trago em minhas obras, busco trazer assuntos relacionados ao nordeste”, contou. O artista é bastante conhecido pelo seu estilo caracterizado como uma mistura de primitivo com expressionista. 

28032023-AAA_0015.jpg

Aluna de Artes Visuais e monitora do Projeto, Bruna Oliveira

Os alunos do curso de Artes Visuais participaram do projeto como monitores ajudando os artistas na produção das obras. A aluna do curso de Artes Visuais e monitora do projeto, Bruna Oliveira, destacou a importância da iniciativa no desenvolvimento do alunado como uma forma de reproduzir na prática o que aprendem na teoria. "É muito importante nós termos esse tipo de projeto aqui no curso pois ajuda a elevar tanto a nossa carreira profissional como também o nosso eu artista. Esse é o tipo de oportunidade que encontramos aqui na Universidade e não lá fora. Só tenho a agradecer pela experiência aos nossos professores e aos artistas, os quais trabalhamos juntos na produção das artes”, frisou.  

Também estiveram presentes: a Diretora do CEAD, Profa. Lívia Fernanda Nery da Silva; a Chefe de Gabinete, Carminda Luzia da Fonseca Reis Silva; a Coordenadora de Assuntos Comunitários, Coordenadora, Profa. Aldora Maria Lebre Ferreira; a coordenadora do Lar da Esperança, Graça Cordeiro; os artistas: Eulália Pessoa, Evaldo Oliveira, Jota A, Ribamar Junior, Nonato Oliveira, William Junior e Williams Ibiapina; docentes, alunos e imprensa. 

Homenagens

28032023-AAA_0052.jpg

Eulália Pessoa recebendo homenagem

Durante a solenidade, os sete artistas que participaram do projeto receberam condecorações pela colaboração artística. São eles: Eulália Pessoa, Evaldo Oliveira, Jota A, Ribamar Junior, Nonato Oliveira, William Junior e Williams Ibiapina.

Confira aqui mais informações sobre o projeto

Confira mais imagens:

28032023-AAA_0074.jpg

28032023 AAA 0049

28032023 AAA 0052

28032023 AAA 0055

28032023 AAA 0057

28032023 AAA 0059

28032023 AAA 0062

28032023 AAA 0064

28032023 AAA 0066

Fim do conteúdo da página