Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto coordenado por jornalista da UFPI é super finalista de prêmio da Rede Globo

Última atualização em Terça, 28 de Março de 2023, 09h06

WhatsApp_Image_2023-03-28_at_08.58.17.jpeg

Jornalista da UFPI, Graciele Barroso

O Educar Nestante, plataforma educacional que tem a coordenação pedagógica da jornalista da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Graciele Barroso, é super finalista do Prêmio LED – Luz na Educação, da Rede Globo e Fundação Roberto Marinho. Os ganhadores serão conhecidos em programa especial da Rede Globo, no dia 26 de abril, após a novela das nove.

A plataforma é uma extensão da pesquisa de doutorado realizada pela servidora no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPI, com a orientação do professor João Batista Lopes. O Educar foi desenvolvido pelo Instituto Ubíqua, sob a coordenação de Jessé Barbosa, com o objetivo de promover educação de qualidade para estudantes sem acesso ou com acesso deficiente à internet. É baseado na metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua e funciona on-line e off-line, sendo necessário acesso à internet apenas uma vez para a troca de ciclo.

WhatsApp_Image_2023-03-28_at_08.58.17_1.jpeg

Ciclos de aprendizagem Ubíqua

“O Educar Nestante operacionaliza a metodologia dos Ciclos de Aprendizagem Ubíqua. É uma metodologia que agrega outras metodologias ativas, como a sala de aula invertida, gameficação, aprendizado por problema e ensino híbrido. A aprendizagem ubíqua é essa que acontece em todo tempo e lugar e por diferentes meios, onde o estudante assume o protagonismo do seu aprendizado”, explica Graciele.

O desenvolvimento do Educar Nestante teve a participação de estudantes de escolas do Semiárido piauiense e da região da grande Teresina. Pesquisas feitas com professores e estudantes mostraram que o uso do Educar Nestante ajuda a assimilar os conteúdos escolares; o conteúdo pode ser acessado em qualquer lugar, a qualquer hora, mesmo sem conexão com a internet; torna a aprendizagem mais lúdica e divertida; melhora o desempenho integral na escola; ajuda o estudante a se concentrar para estudar; o estudante é avaliado pelo seu desempenho integral; e otimiza o processo de ensino-aprendizagem.

Prêmio LED – Anualmente, o Movimento LED do Grupo Globo e Fundação Roberto Marinho lança o edital de um prêmio para iniciativas que já estão inovando no setor educacional e que estejam engajadas em promover transformações reais que acelerem novas formas de ensinar e aprender. Em 2023, foram mais de 2 mil iniciativas inscritas e o Educar Nestante chegou a super final concorrendo com mais dois projetos na Categoria Organizações Inovadoras.

A plataforma de ensino Educar Nestante foi criada com apoio da Swiss Solidarity e Brücke Le Pont e parcerias institucionais da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Fundação Dom Edilberto Dinkelborg (FUNDED) e Rede Ponte.