Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de Agronomia e Zootecnia da UFPI participam de visitas técnicas no Sul do Piauí

Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 15h41

Entre os dias 20 e 22 de março, os estudantes dos Cursos de Agronomia e Zootecnia do Centro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Teresina, participaram de quatro visitas técnicas em localidades do sul do estado, como Sebastião Leal e Uruçuí. A iniciativa integrou as atividades da disciplina de Agricultura Especial I, coordenada pelo professor Francisco de Alcântara Neto. Os universitários tiveram a oportunidade de observar e aprender de perto a respeito das plantações de fazendas da região.

visita1.png

Estudantes de Agronomia e Zootecnia na Fazenda Escola do IFPI/Uruçuí-PI

A primeira visita ocorreu na Fazenda Escola do Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Uruçuí – PI), os estudantes puderam observar um experimento que está sendo conduzido por Gabriela Guedes Avelino (bolsista de IC/CNPq do IFPI), cujo objetivo é avaliar se a suplementação foliar com silício solúvel pode ter incrementos na produtividade e qualidade de grãos de seis cultivares de soja com variação no grupo de maturação (GM) de 7.9 à 8.6.

A ocasião levantou dúvidas sobre a forma mais eficiente de manejar o silício em condições de campo para a cultura da soja, relatou Thâmara Sousa. A estudante do 9º período de Agronomia da UFPI destacou que foi possível reforçar o papel do GM na determinação do ciclo da referida leguminosa visto em sala de aula, especialmente, em regiões de baixa latitude, onde a duração do período vegetativo é mais longa.

visita2.png

Estudantes de Agronomia e Zootecnia em visita à fábrica da Bunge

Na manhã do dia 21 de março foi realizada uma visita à Unidade da Bunge em Uruçuí, a qual possibilitou que os estudantes tivessem acesso ao processo produtivo da empresa, desde a recepção da carga, até a produção de farelos e óleos. Foi um momento também de aprendizado  a respeito dos preços no setor e o processo de compra, bem como venda da soja no mercado futuro, compreendendo como essas empresas tomam suas decisões de negócios e gerenciam seus riscos.

Segundo Filipe de Sá Silva, estudante do 10ª de Agronomia, a visita à empresa alimentícia em Uruçuí, proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda do setor de agronegócio e seu papel na economia regional e global.

visita3.png

Estudantes de Agronomia e Zootecnia em visita ao campo de avaliação de cultivares de soja na Fazenda Progresso

A próxima parada dos universitários foi a Fazenda Progresso, em Sebastião Leal/PI. Na visita, puderam explorar as atividades do Grupo no setor do agronegócio, dentre as quais uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), que é responsável por receber, classificar e ensacar até 200 sacas por hora. Além disso, da capacidade estática para armazenar 250.000 sacas em câmaras frias com temperatura e umidade controladas. Também foi um momento de observação de pesquisas que estão sendo realizadas para avaliar o desempenho de alguns cultivos de soja para as condições edafoclimáticas da região.

No último dia de atividade de observação prática, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do 2ª Dia de Campo da JL Consultoria, na Fazenda Colibri, em Uruçuí/PI. “Essas visitas técnicas proporcionam aos estudantes a oportunidade de conhecerem in loco as atividades agrícolas e zootécnicas desenvolvidas na região, além de conhecerem tecnologias e práticas inovadoras no setor”, enfatizou o Prof. Alcântara.

visita4.png