Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI lança plataforma para acompanhamento de egressos
Início do conteúdo da página

UFPI lança plataforma para acompanhamento de egressos

Imprimir
Última atualização em Segunda, 03 de Abril de 2023, 13h58

porticolateral.jpg

A Universidade Federal do Piauí lança nesta segunda-feira (3/4) a plataforma do Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) da instituição. A partir do site, os estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que foram formados pela UFPI, poderão incluir seus dados no sistema para fins de acompanhamento. 

A proposta é uma adequação à Lei 10.861 de 2004 que regulamenta a avaliação institucional das universidades. O PAE estava previsto como uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024) e recebeu apoio do Reitor Gildásio Guedes, a partir da Resolução Cepex n.º 446, de 17 de março de 2023. O principal objetivo da medida é a avaliação da eficácia e efetividade social das políticas públicas para o Ensino Superior. 

Atualmente, alguns cursos possuem avaliações específicas. Com o PAE, essas informações poderão ser unificadas em uma política mais ampla. Durante o processo, foi constituída uma comissão que reuniu representantes de diversas unidades da Universidade, como a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Essa comissão realizou uma consulta pública, além do diálogo com coordenadores de cursos e professores, a fim de organizar a plataforma. 

governança Cleânia

Diretora de Governança, Cleania Sales

O programa contribuirá também para aumentar o Índice de Governança e Gestão Pública (IGG) da UFPI, um dos elementos avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a Diretora de Governança Cleânia de Sales, com o PAE, a UFPI poderá analisar o perfil e a atuação efetiva dos profissionais formados na instituição. "Será possível avaliar o papel do ensino, da extensão, da pesquisa e da assistência estudantil na formação destes profissionais, para a partir daí traçar políticas internas e ações estratégicas de formação, alinhadas às demandas da sociedade e do mundo do trabalho”, afirmou. 

Presidente da Comissão Edna Magalhães

Presidente da Comissão, Edna Magalhães

Para Edna Magalhães, Presidente da Comissão, a medida busca entender de que forma os egressos da UFPI estão inseridos no mercado de trabalho. "Por meio da política de acompanhamento de Egressos, a Universidade pode avaliar efetivamente o impacto da política institucional na sociedade e cumprir seu papel social na formação de recursos humanos, sobretudo, identificando se os egressos estão inseridos no mercado de trabalho, além de oferecer oportunidades de formação continuada“, ressaltou. 
 
De modo a dar continuidade ao acompanhamento desses resultados, será constituído um comitê de assessoramento para avaliação, além de propor atividades de aproximação e de integração do egresso à UFPI. Dessa forma, os dados coletados poderão ser utilizados para potencializar as ações de qualificação dentro da universidade.
 WhatsApp_Image_2023-03-31_at_12.10.01.jpeg
 
Questionários disponíveis no site 
 
A Instituição possui atualmente quase 90 mil egressos. Com a plataforma, os dados estarão disponíveis para acesso público. Além da avaliação, o site permite ao usuário solicitar diplomas e certificados. Disponibiliza ainda espaço reservado para oportunidades na UFPI, perguntas frequentes e possibilidade de contato com os responsáveis. A plataforma pode ser acessada por meio deste link e selecionar o formulário de acordo com sua formação dentro da UFPI. 

Também compuseram a Comissão de elaboração do PAE: Eliesé Rodrigues (PREG/Centro de Educação Aberta e a Distância-CEAD), Leomá Matos (Diretoria de Administração Acadêmico/CEAD), Kelly Palombit (Comissão Própria de Avaliação/Centro de Ciências da Saúde), Francisco de Assis de Sousa (PRPG/Centro de Ciências Humanas e Letras), Airton Junior Vieira (Diretoria de Governança/PROPLAN) e Bianca Bastos (Superintendência de Tecnologia da Informação). 

Fim do conteúdo da página