A Universidade Federal do Piauí lança nesta segunda-feira (3/4) a plataforma do Programa de Acompanhamento de Egressos (PAE) da instituição. A partir do site, os estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que foram formados pela UFPI, poderão incluir seus dados no sistema para fins de acompanhamento.
A proposta é uma adequação à Lei 10.861 de 2004 que regulamenta a avaliação institucional das universidades. O PAE estava previsto como uma das metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (2020-2024) e recebeu apoio do Reitor Gildásio Guedes, a partir da Resolução Cepex n.º 446, de 17 de março de 2023. O principal objetivo da medida é a avaliação da eficácia e efetividade social das políticas públicas para o Ensino Superior.
Atualmente, alguns cursos possuem avaliações específicas. Com o PAE, essas informações poderão ser unificadas em uma política mais ampla. Durante o processo, foi constituída uma comissão que reuniu representantes de diversas unidades da Universidade, como a Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN), a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (PREG) e a Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). Essa comissão realizou uma consulta pública, além do diálogo com coordenadores de cursos e professores, a fim de organizar a plataforma.
Diretora de Governança, Cleania Sales
O programa contribuirá também para aumentar o Índice de Governança e Gestão Pública (IGG) da UFPI, um dos elementos avaliados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo a Diretora de Governança Cleânia de Sales, com o PAE, a UFPI poderá analisar o perfil e a atuação efetiva dos profissionais formados na instituição. "Será possível avaliar o papel do ensino, da extensão, da pesquisa e da assistência estudantil na formação destes profissionais, para a partir daí traçar políticas internas e ações estratégicas de formação, alinhadas às demandas da sociedade e do mundo do trabalho”, afirmou.
Presidente da Comissão, Edna Magalhães
Também compuseram a Comissão de elaboração do PAE: Eliesé Rodrigues (PREG/Centro de Educação Aberta e a Distância-CEAD), Leomá Matos (Diretoria de Administração Acadêmico/CEAD), Kelly Palombit (Comissão Própria de Avaliação/Centro de Ciências da Saúde), Francisco de Assis de Sousa (PRPG/Centro de Ciências Humanas e Letras), Airton Junior Vieira (Diretoria de Governança/PROPLAN) e Bianca Bastos (Superintendência de Tecnologia da Informação).