Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos de agronomia do Campus de Teresina participam de palestra na Embrapa

Alunos de agronomia do Campus de Teresina participam de palestra na Embrapa

Última atualização em Quarta, 22 de Março de 2023, 13h53

WhatsApp_Image_2023-03-22_at_10.35.05_2.jpeg

Alunos de Engenharia em palestra na Embrapa

Aconteceu na tarde desta terça-feira (21) uma visita técnica de alunos do curso de Engenharia Agronômica do Centro de Ciências Agrárias (CCA) na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) em Teresina. A visita técnica foi realizada visando complementar conhecimentos  abordados em sala de aula da disciplina Meteorologia e Climatologia Agrícola, ministrada pela Professora Poliana Mota, também coordenadora do curso . A ideia foi proporcionar aos alunos a vivência do conteúdo em campo, considerando a importância da atividade extraclasse.

A palestra foi realizada pelo pesquisador Edson Alves Bastos da Embrapa Meio-Norte que falou das estações meteorológicas/agrometeorológicas e dos lisímetros, estruturas inseridas no solo destinadas a medir eventos de precipitação, evaporação e drenagem. Os alunos também tiveram a oportunidade de conhecer os equipamentos e o funcionamento da estação meteorológica do INMET, sediada na Embrapa Meio-Norte.

WhatsApp_Image_2023-03-22_at_11.12.51_1.jpeg

Alunos conhecendo equipamentos da estação meteorológica do INMET

Anisio Ferreira Lima Neto, chefe-geral da Embrapa- Meio Norte ressalta que a parceria e aproximação entre a UFPI e Embrapa fortalece as agendas institucionais e as agendas entre os atores da pesquisa. "A interação entre a UFPI e a Embrapa é sempre importante porque são duas instituições que fomentam pesquisa e promovem o desenvolvimento através do conhecimento. Então nós entendemos que essa parceria é um momento para fortalecermos as instituições e os desafios apresentados”, disse.

Francisco Leonardo Sousa, aluno do curso de Engenharia Agronômica, destacou a importância da visita para um melhor aprendizado. “É sempre bom estar reunido com uma turma e amigos em busca de conhecimentos, e o legal é que a UFPI nos proporciona isso. A visita a Embrapa serviu de complemento para o que vimos em sala de aula, obtendo assim um melhor aprendizado que vai contribuir para o nosso futuro como profissional na área da Engenharia Agronômica”, declara.

Guilherme Damasceno também aluno do curso falou sobre a experiência da visita. “Foi de uma grande importância podermos estar vendo de perto tudo que aprendemos e sobre como é o funcionamento de alguns equipamentos. Agradecemos a bela equipe que nos recepcionou da melhor forma”, destaca.