Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza I Fórum de Educação Especial do Piauí

UFPI realiza I Fórum de Educação Especial do Piauí

Última atualização em Terça, 21 de Março de 2023, 15h54

AAA 0188

Mesa de honra do 1º Fórum Estadual de Educação Especial

Aconteceu na manhã desta terça-feira (21), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a cerimônia de abertura do I Fórum Estadual de Educação Especial, com o tema “Diálogos e Interlocuções acerca das realidades e das possibilidades no Piauí”. O evento contou com o lançamento do Edital da Especialização em Atendimento Educacional Especializado, com a oferta de 800 vagas para professores da rede pública estadual e municipal em 10 polos. Ofertado por meio de uma parceria entre o Centro de Educação Aberta a Distância (CEAD) da UFPI e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), esse é o primeiro curso de especialização do Piauí que oferece formação para docentes nas turmas de Atendimento Educacional Especializado, com o objetivo de amparar as necessidades no ensino de pessoas com deficiência.

AAA 0221

Reitor Gildásio Guedes

O evento teve a presença de professores, autoridades e nomes engajados em projetos de inclusão a pessoas com deficiência. O reitor Gildásio Guedes aproveitou o momento para destacar o compromisso da Universidade no esforço coletivo de assegurar a acessibilidade do espaço acadêmico. “A Universidade Federal do Piauí se faz presente para integrar os grupos que são minoria na sociedade piauiense. Queremos trabalhar para todos, inclusive para aqueles que estão nesse grupo correspondente a pessoas com deficiência”, declarou.

AAA 0133

Diretora do CEAD/UFPI, Lívia Nery

A diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Lívia Nery, ressaltou que a proposta de especialização é resultado da colaboração entre aqueles que endossam o projeto, como a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), as Secretarias Municipal (Semec) e Estadual (Seduc), e a UFPI. “É um sonho colocado em prática a partir de muitas mãos, no qual a Universidade inicia este diálogo no Fórum com as outras instituições. Abrimos nossas portas para essa perspectiva de pensarmos de modo mais plural e inclusivo”, frisou.

AAA 0202

Secretário da Seid, Mauro Eduardo Cardoso e Silva

O secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), Mauro Eduardo Cardoso e Silva, enalteceu a realização do evento e enfatizou o papel da educação para a prosperidade das pessoas com deficiência. “Estou aqui hoje por testemunho próprio. Sou uma pessoa com deficiência que tive a oportunidade de ter acesso à educação. Nesse sentido, é importante que tenhamos profissionais capacitados nas salas de aula para haver o atendimento educacional especializado voltado para esta demanda”, disse.

Programação

A solenidade teve início com a apresentação de Bia Rodrigues, cantora e estudante de Música da UFPI e, pessoa com deficiência, que interpretou alguns clássicos da MPB. Após a apresentação, foi formada a mesa de honra com a participação do reitor da UFPI, Gildásio Guedes; a diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância da UFPI (CEAD/UFPI), Lívia Fernanda Nery; a Pró-Reitora de Pós-Graduação, Regilda Moreira-Araújo; o Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo Cardoso; a fundadora da Associação de Amigos dos Autistas dos Piauí (AMA), Maria Helena de Oliveira; a coordenadora do curso de Pedagogia, Carla Andrea Silva; o professor Antônio Cardoso Amaral; e a superintendente de Ensino Superior da Secretaria de Estado da Educação, Viviane Carvalhedo.

99577837 b128 4609 8c17 90c25d1cbef2

Conferencista representante do MEC, professora Leda Regina Bitencourt da Silva

Na sequência, houve o lançamento do Edital da Especialização em Atendimento Educacional Especializado e a conferência de abertura, com a Professora Leda Regina Bitencourt, Coordenadora Geral de Formação de Professores da Educação Básica, na Secretaria de Educação Básica no Ministério da Educação.

Leda Regina chamou atenção para a necessidade do mapeamento de outras condições intelectuais que demandam cuidado. “Conseguimos ver a questão da deficiência intelectual, mas não temos a mesma percepção para as altas-habilidades e superdotação. Às vezes nos voltamos muito para a carência e não conseguimos fazer um estudo para aquilo que também é diferente”, pontuou.

As inscrições para o curso de especialização acontecem entre 23 de abril e 5 de maio.

Confira mais fotos:

AAA 0144 copy