Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Médica egressa da UFPI é aprovada para Residência em Neurologia nos Estados Unidos
Início do conteúdo da página

Médica egressa da UFPI é aprovada para Residência em Neurologia nos Estados Unidos

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 15h11

image1.jpeg

Janine Lobo Lopes cursou Medicina na UFPI

A médica egressa da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Janine Lobo Lopes, conquistou aprovação para residência médica em Neurologia nos Estados Unidos. Ela foi aprovada na Universidade da Pensilvânia, uma instituição Ivy League, que tem um dos 5 melhores programas de neurologia dos Estados Unidos. Atualmente, a egressa desenvolve pesquisas na divisão de Distúrbios do Movimento da Universidade da Flórida.

Janine comenta que o processo seletivo acontece por meio da National Resident Matching Program (NRMP). O candidato passa pelo United States medical licensing examination (USMLE), que consiste nas mesmas provas que os estadunidenses prestam durante a graduação, validando assim o seu diploma nos Estados Unidos através do Educational Commission for Foreign Medical Graduates (ECFMG). 

“Após realizadas as provas, o candidato estrangeiro prepara uma aplicação na qual constam não apenas suas notas, mas também cartas de recomendação de médicos americanos, experiências de trabalho, trabalho voluntário e pesquisa, além de seus artigos publicados e pôsteres apresentados, carta de intenção e outros documentos. Os programas que se interessarem pelo aplicante o convidam para entrevistas, que muitas vezes duram cerca de 5 horas. Depois da temporada de entrevistas, os aplicantes submetem uma lista com os programas nos quais gostariam de treinar (em ordem de preferência), assim como os programas fazem uma lista com seus candidatos preferidos. Através de um algoritmo de computador, que inclusive já ganhou um prêmio Nobel, essas listas são cruzadas e o resultado oficial foi divulgado no dia 17 de março”, explicou. 

A Residência em Neurologia tem duração de 4 anos. “É um grande prazer representar a UFPI e o nosso Piauí mundo afora”, vibra a ex-estudante do Curso de Medicina.

Fim do conteúdo da página