Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Com apoio da UFPI, evento "ClimaTHE 23" discute no Cine Teatro ações sobre mudanças climáticas

Última atualização em Segunda, 20 de Março de 2023, 16h39

CLIMA_23-23_copy.jpg

Cerimônia de abertura do ClimaTHE 23 ocorreu no Cine Teatro da UFPI

Com apoio da Universidade Federal do Piauí, aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), a solenidade de abertura do ClimaTHE 23 no Cine Teatro da UFPI. A iniciativa da Prefeitura de Teresina, por meio por meio da Agenda Teresina 2030, vinculada à Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (SEMPLAN), contou com a participação do Reitor Gildásio Guedes; o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa; e o Secretário do Clima de Niterói-RJ, Luciano Paez.

CLIMA_23-21.jpg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio Guedes ressaltou a parceria com a Prefeitura de Teresina com o intuito de buscar a preservação do meio ambiente e melhorias para a área climática. “A preocupação com o clima sempre esteve presente não só nas nossas pesquisas, mas também nos trabalhos que estamos desenvolvendo. Então, é um momento de somarmos forças. Há dois anos, iniciou-se esse projeto e o prefeito abraçou a causa e agora temos um ponto concreto dentro do processo de preocupações ao tema climático”, disse.

CLIMA_23-14.jpg

Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, durante assinatura de decreto ambiental

Durante o evento, o Prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, junto ao Reitor da UFPI, assinou um decreto de inovação, que regulamenta a instituição de ambientes experimentais de inovação científica, tecnológica e urbanística no município. “Esses debates já vêm desde a década de 70, mas ficou um debate meramente filosófico e as ações ficaram mais no papel. Não podemos mais ficar somente na discussão, precisamos efetivar na prática, por isso, esperamos que daqui saia um norteamento científico com resolutividade e que possamos avançar para melhorar nossa cidade e preservar a natureza”, afirmou.

O ClimaTHE 23 traz um diálogo do município com a sociedade para tornar Teresina capaz de lidar com os extremos causados pelas mudanças climáticas, decorrentes das elevadas taxas de emissões de gases do efeito estufa por diversos setores como Indústria, Transporte, Energia, Resíduos e AFOLU (sigla em inglês para Agricultura Florestas e Uso do Solo). Nesse sentido, o evento contará com palestras, mesa redonda e apresentações dos resultados do inventário de gases de efeito estufa e da análise de vulnerabilidade da capital. Nesta edição o evento é pautado em 4 eixos principais: mudanças climáticas, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

O ClimaThe 23 também é resultado de esforços da Administração Superior da UFPI em pautar a questão climática em suas discussões e parcerias. Em fevereiro de 2021, o Reitor Gildásio em encontro com o Prefeito Doutor Pessoa apresentou projetos para impactar o desenvolvimento econômico e qualificar políticas públicas na Capital, iniciativas em que o apoio da Prefeitura de Teresina é muito importante, entre elas, o Parque Tecnológico do Piauí, o Centro de Tecnologias Aplicadas (CTA) em Eficiência Urbana. Na oportunidade, também esteve presente a professora Monique Menezes, representante do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana – CESU/Teresina.

Também marcaram presença na cerimônia, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Iran Paiva; o Secretário Municipal de Defesa Civil, Carlos José Ribeiro; o Secretário de Meio Ambiente, Luis André de Arruda; o Secretário Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), James Guerra; o Secretário de Planejamento e Coordenação, João Henrique Sousa; a Superintendente de Parcerias e Concessões (SUPARC), Monique Menezes; o Superintendente do Hospital Universitário (HU-UFPI), Paulo Márcio Nunes; e a coordenadora do Curso de Ciências Políticas da UFPI, Profa. Barbara Johas.

Além da realização da Prefeitura de Teresina e o apoio da Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio do Centro de Tecnologia (CT/UFPI) e do Centro de Eficiência em Sustentabilidade Urbana de Teresina (CESU/UFPI), o evento dispõe do apoio do Centro de Liderança Pública (CLP); Prefeitura de Niterói; Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC); Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM); Secretaria Municipal de Comunicação (SEMCOM) e Consórcio CODEX/ ICare.

CLIMA_23-10.jpg

CLIMA_23-12.jpg

CLIMA_23-11.jpgApresentação da Orquestra Sinfonica de Teresina na abertura do ClimaTHE23