Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio Guedes visita CCA para acompanhar andamento de projetos que beneficiam produtores
Início do conteúdo da página

Reitor Gildásio Guedes visita CCA para acompanhar andamento de projetos que beneficiam produtores

Imprimir
Última atualização em Sexta, 17 de Março de 2023, 13h43

visitacca-89_1.jpg

Membros da Adminstração Superior e professores acompanharam o reitor na visita

O Reitor Gildásio Guedes visitou na tarde desta quinta-feira (16) o Centro de Ciências Agrárias (CCA) do Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina). Na oportunidade, o Reitor, acompanhado pelo Diretor do CCA, Willams Costa Neves, se reuniu com professores e alunos do Centro, além de visitar as instalações dos estudos que estão sendo desenvolvidos pelos cursos da Unidade. 

visitacca-16.jpg

Reitor Gildásio Guedes

Para o Reitor, a visita pontua a aproximação da Administração Superior com as atividades realizadas no CCA, que possuem grande potencial de impacto na sociedade, pois muitos estudos realizados visam também auxiliar os produtores da região. Além disso, a Administração Superior se colocou à disposição para apoiar as iniciativas. “Temos muito entusiasmo para trabalhar e vontade de fazer acontecer. Podemos enxergar aqui os três pilares da Universidade, valorizando o ensino, a pesquisa e a extensão na prática”, ressaltou Gildásio. 

Projetos de impacto


visitacca-34.jpg
Estudo desenvolvido com a palma forrageira

A visita passou por várias atividades desenvolvidas no CCA. Entre elas, o módulo didático de desmembramento do estudo da palma com o intuito de forragear a alimentação animal. O projeto tem supervisão do professor Ricardo Loiola e possui consórcios com leguminosas, para avaliar a produção e fazer silagem. 

Outra iniciativa é realizada pelo professor Alexandre Perazzo, do Departamento de Planejamento e Política Agrícola. Nessa perspectiva, o objetivo é criar modelos de integração de culturas para benefício de pequenos produtores. O trabalho visa promover misturas entre as plantações e recomendar aquelas que deram certo. 

visitacca-50.jpg

Professor Disraeli Rocha

No Departamento de Fitotecnia, um dos projetos visitados pela comitiva do Reitor foi o modulo dedicado à produção de grandes culturas, como o milho. Em uma área de experimento de cerca de 4.800 metros, é feito o plantio de cinco variedades de milho de espigas verdes e silagem. “Nove estados do Brasil produzem milho verde com orientação do nosso departamento. Os estudos também resultam em colaboração com empresas internacionais”, destacou o professor Disraeli Rocha, responsável pelo projeto.

 visitacca-51_copy.jpg

Projeto com o milho verde tem parcerias nacionais e internacionais

Além do milho, outro experimento visitado pelo Reitor foi o destinado a estudos com frutíferas. A área de 1,5 hectare recebe a produção de variedades de banana, manga, caju, goiaba, graviola, ata, maracujá, abacaxi, acerola, além de um setor reservado para citrus. Recentemente, o Departamento iniciou também o cultivo de frutíferas de clima temperado, como o figo roxo. Todos os exemplares de sementes são recebidos dos maiores viveiros nacionais.

visitacca-68.jpg

Experimento estuda melhor forma de plantio da banana

Com esse manejo da banana, por exemplo, a capacidade produtiva deve chegar a cerca de 25 a 30 toneladas por hectare. A média do produtor regional é de aproximadamente 17 toneladas por hectare, mostrando o potencial do estudo em alavancar a produção da fruta no estado. Nesse primeiro experimento, a expectativa é colher 3.000 kg de banana.

visitacca-76.jpg

 Professor Gabriel Barbosa

No caso do abacaxi, a fruta é o tema do primeiro Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) instalado experimentalmente em campo no Departamento. “Essa é uma demanda da região. Os produtores têm dúvidas da quantidade e forma de aplicação do nitrogênio e do potássio nesse tipo de cultivo. A partir do estudo poderemos fornecer esse suporte”, comentou o professor de Fruticultura e Nutrição das plantas, Gabriel Barbosa. 

visitacca-81.jpg

Professor Willams Costa Neve, diretor do CCA

Acompanhando toda a visita, o Diretor do CCA, Willams Costa Neves, comentou que mais do que capacidade produtiva dos experimentos os estudos realizados no Centro mostram a relevância do do CCA na realização da verdadeira finalidade da Instituição, promover ensino, pesquisa, extensão e internacionalização de qualidade. "Destacamos aqui o apoio da direção do CCA, fazendo a interlocução e intermediação junto à Administração Superior dando apoio a todos os setores do Centro", disse o professor Willams.

 

XVII CNPA

visitacca-15.jpg

Com apoio da UFPI, ocorrerá o XVII CNPA

 

Já no Departamento de Zootecnia, foi apresentada ao Reitor Gildásio um resumo de como será o XVII Congresso Nordestino de Produção Animal (CNPA), maior evento da temática na região, com relevância nacional. O Congresso ocorre desde 1998 e este ano será realizado em Teresina, entre os dias 29/11 e 1°/12, com apoio da UFPI. 

O CNPA discutirá como melhorar a produtividade da proteína, sem desrespeitar o meio ambiente e resguardando o bem-estar animal, a partir do tema “Tecnologias para Produção Animal Tropical”. Através de palestras, mesas-redondas, simpósios temáticos, sessões científicas, fóruns, pôsteres e stands empresariais, a edição será a oportunidade para reunir pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, produtores rurais e outros envolvidos com a produção animal em todo o país. 


visitacca-5.jpg

Professor Lindenberg Sarmento apresenta proposta do XVII CNPA

Segundo o presidente do evento e atual 1° Vice-Presidente da Sociedade Nordestina de Produção Animal, professor Lindenberg Sarmento (CCA), o contexto é benéfico para a sociedade como um todo. “O Congresso traz discussões importantes no segmento e projeta a Universidade no cenário nacional da temática”, pontuou.

Também estiveram presentes na visita o Pró-Reitor de Planejamento Luis Carlos Sales; o Prefeito Universitário Alessandro Rhadamek; o Superintendente da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Antônio Vinícius Oliveira; além de professores e alunos do Centro.

Confira mais imagens da visita

 

visitacca-12.jpg

 

visitacca-20.jpg

visitacca-40.jpg

visitacca-65.jpg

 

Fim do conteúdo da página