Reitor Gildásio Guedes no canto direto da foto
No dia 13 de março, celebram-se os 200 anos da Batalha do Jenipapo, importante embate na luta pela independência do Brasil. Nesse sentido, o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, marcou presença na solenidade que comemora o evento na cidade de Campo Maior. Na ocasião, também estiveram presentes o governador do estado do Piauí, Rafael Fonteles, o Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, além de gestores e autoridades estaduais.
Reitor durante a celebração dos 200 anos da Batalha do Jenipapo
Segundo o Reitor Gildásio, celebrar o bicentenário da Batalha do Jenipapo demonstra a valorização da história e cultura do povo piauiense. “A UFPI no papel de instituição que produz conhecimento e ciência não poderia ficar de fora dessa importante festa. A Batalha do Jenipapo marca não só a memória do Piauí, mas também do Brasil, como um sinal da garra e perseverança do nosso povo”, enfatizou.
Peça teatral "A Batalha do Jenipapo" no monumento em homengaem aos heróis
Durante a oportunidade ocorreu desfile militar e com a apresentação da peça teatral “A Batalha do Jenipapo”, que já acontece há 25 anos. Na performance, a peça contou com o maior elenco de sua história. Ao todo, 170 atores narraram os fatos acontecidos, em Campo Maior, no dia 13 de março de 1823.
Vale frisar também os dois descerramentos de placa em memória e homenagem à batalha e seus heróis foram realizados. Uma no Cemitério dos Heróis e outra na entrada do Monumento da Batalha do Jenipapo, esta produzida pelo exército brasileiro.
O governador Rafael Fontele concluiu o dia solene com participação em missa em ação de graças, na Catedral de Santo Antônio.