Aberta na UFPI Reunião Regional da SBPC no Piauí

_MG_98393.jpg

Mesa de Honra da solenidade

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Cine Teatro da UFPI, a Solenidade de Abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí. Este ano, o evento aborda o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor da UFPI no exercício da reitoria, Viriato Campelo e o Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

_MG_01133.jpg

Vice-Reitor Viriato Campelo

A edição deste ano busca debater como o desenvolvimento econômico sustentável pode melhorar a vida das populações excluídas por questões de gênero, etnia ou pobreza. Para o Vice-Reitor, o evento tem o papel de fortalecer o desenvolvimento regional com a colaboração da ciência. “Todos os temas são pertinentes, como arqueologia e paleontologia, nos quais nosso estado cada dia mais se faz presente no cenário mundial. Estamos prontos para essa jornada de trabalho”, comentou. 

_MG_97663.jpg

Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro

Na oportunidade, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, ressaltou que esta é a terceira vez que o Piauí recebe uma reunião regional. Esse evento marca a retomada das atividades no estado, após a reconstituição da Secretaria Regional, a partir de uma campanha de filiação. “É preciso articular melhor as ações das instituições de ensino no âmbito da pesquisa, fortalecendo os pleitos da comunidade científica junto à Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI)”, afirmou.

_MG_98053.jpg

Secretária Geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales

A Secretária Geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales, pontuou a importância do evento no 13 de Março, data em que se comemora os 200 anos da Batalha do Jenipapo, marco da luta no estado pela independência do Brasil. “Temos o objetivo de reunir cientistas do País todo, com pesquisadores e gestores piauienses, para juntos pensarmos em soluções para todo o Brasil. Iniciar esse novo ciclo, discutindo esses temas, pode deixar um legado para os estudantes e comunidade científica desses desafios que teremos como nação”, destacou.

_MG_97813.jpg

Coordenadora local da SBPC, Olívia Perez

A Coordenadora local da SBPC, Olívia Perez, celebrou a volta do evento à UFPI, sobretudo por reunir nomes importantes da comunidade científica de todo o País. “É válido discutir a importância de pensar políticas públicas para a solução de problemas com base na ciência”, comentou.

WhatsApp_Image_2023-03-13_at_12.57.56.jpeg

Solenidade de Abertura da Reunião Regional da SBPC

Estiveram presentes também: o Chefe do Gabinete do Governo do Estado do Piauí, Pedro Rocha Filho, representando o Governador do estado; o Superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, representando o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; e o Diretor Técnico-Científico da FAPEPI, professor Pedro Antônio Soares Júnior.

Programação

Um dos objetivos da Reunião Regional é popularizar e valorizar a produção científica nacional, para inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Além da sessão de abertura, durante os dias 13 e 14, o evento na UFPI contará com três conferências, incluindo a de encerramento, oito mesas-redondas e uma sessão especial.

As temáticas abordarão temas como a “Batalha do Jenipapo”, “Desafios do ensino superior e da pós-graduação” e “A construção de uma sociedade sustentável”. Entre as mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “Avanço do agronegócio e da mineração e suas consequências no estado do Piauí”, “Perspectivas para uma economia sustentável no Piauí”, “Território ancestral: desafios nacionais da arqueologia e da paleontologia”, “Qual inclusão social queremos? Que políticas efetivas integram indígenas, quilombolas, mulheres e LGBTQIA+, entre outros?” e “Superação da pobreza (acesso à água, saneamento e geração de riquezas)”.

Já a sessão especial trará uma reflexão sobre “Violência contra as mulheres: como proteger as Janainas?”. No dia 15/3, a programação segue em Campo Maior, com o tema “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos”.

Confira a programação completa.