Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aberta na UFPI Reunião Regional da SBPC no Piauí
Início do conteúdo da página

Aberta na UFPI Reunião Regional da SBPC no Piauí

Imprimir
Última atualização em Segunda, 13 de Março de 2023, 13h13

_MG_98393.jpg

Mesa de Honra da solenidade

Ocorreu na manhã desta segunda-feira (13), no Cine Teatro da UFPI, a Solenidade de Abertura da Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no Piauí. Este ano, o evento aborda o tema “Território ancestral e promissor: ciência para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do Piauí”. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor da UFPI no exercício da reitoria, Viriato Campelo e o Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro.

_MG_01133.jpg

Vice-Reitor Viriato Campelo

A edição deste ano busca debater como o desenvolvimento econômico sustentável pode melhorar a vida das populações excluídas por questões de gênero, etnia ou pobreza. Para o Vice-Reitor, o evento tem o papel de fortalecer o desenvolvimento regional com a colaboração da ciência. “Todos os temas são pertinentes, como arqueologia e paleontologia, nos quais nosso estado cada dia mais se faz presente no cenário mundial. Estamos prontos para essa jornada de trabalho”, comentou. 

_MG_97663.jpg

Presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro

Na oportunidade, o presidente da SBPC, Renato Janine Ribeiro, ressaltou que esta é a terceira vez que o Piauí recebe uma reunião regional. Esse evento marca a retomada das atividades no estado, após a reconstituição da Secretaria Regional, a partir de uma campanha de filiação. “É preciso articular melhor as ações das instituições de ensino no âmbito da pesquisa, fortalecendo os pleitos da comunidade científica junto à Fundação De Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI)”, afirmou.

_MG_98053.jpg

Secretária Geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales

A Secretária Geral da SBPC, Cláudia Linhares Sales, pontuou a importância do evento no 13 de Março, data em que se comemora os 200 anos da Batalha do Jenipapo, marco da luta no estado pela independência do Brasil. “Temos o objetivo de reunir cientistas do País todo, com pesquisadores e gestores piauienses, para juntos pensarmos em soluções para todo o Brasil. Iniciar esse novo ciclo, discutindo esses temas, pode deixar um legado para os estudantes e comunidade científica desses desafios que teremos como nação”, destacou.

_MG_97813.jpg

Coordenadora local da SBPC, Olívia Perez

A Coordenadora local da SBPC, Olívia Perez, celebrou a volta do evento à UFPI, sobretudo por reunir nomes importantes da comunidade científica de todo o País. “É válido discutir a importância de pensar políticas públicas para a solução de problemas com base na ciência”, comentou.

WhatsApp_Image_2023-03-13_at_12.57.56.jpeg

Solenidade de Abertura da Reunião Regional da SBPC

Estiveram presentes também: o Chefe do Gabinete do Governo do Estado do Piauí, Pedro Rocha Filho, representando o Governador do estado; o Superintendente da SAAD Centro, Roncalli Filho, representando o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa; e o Diretor Técnico-Científico da FAPEPI, professor Pedro Antônio Soares Júnior.

Programação

Um dos objetivos da Reunião Regional é popularizar e valorizar a produção científica nacional, para inseri-la no cotidiano dos cidadãos. Além da sessão de abertura, durante os dias 13 e 14, o evento na UFPI contará com três conferências, incluindo a de encerramento, oito mesas-redondas e uma sessão especial.

As temáticas abordarão temas como a “Batalha do Jenipapo”, “Desafios do ensino superior e da pós-graduação” e “A construção de uma sociedade sustentável”. Entre as mesas-redondas, estão programadas discussões sobre “Avanço do agronegócio e da mineração e suas consequências no estado do Piauí”, “Perspectivas para uma economia sustentável no Piauí”, “Território ancestral: desafios nacionais da arqueologia e da paleontologia”, “Qual inclusão social queremos? Que políticas efetivas integram indígenas, quilombolas, mulheres e LGBTQIA+, entre outros?” e “Superação da pobreza (acesso à água, saneamento e geração de riquezas)”.

Já a sessão especial trará uma reflexão sobre “Violência contra as mulheres: como proteger as Janainas?”. No dia 15/3, a programação segue em Campo Maior, com o tema “Duzentos anos após a Batalha do Jenipapo: qual o legado para refundar o Brasil dos próximos 200 anos”.

Confira a programação completa.

Fim do conteúdo da página