Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor Gildásio participa da 1ª defesa de Doutorado de um campus da UFPI no interior

Última atualização em Quinta, 16 de Março de 2023, 09h02

WhatsApp_Image_2023-03-13_at_08.21.35.jpeg

Reitor Gildásio comparece à 1ª defesa de doutorado em um campus fora de sede da UFPI

Na sexta-feira (10/3), o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, marcou presença na 1ª defesa de Doutorado realizada fora da capital. A defesa foi promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Agrárias (PPGCA), que é sediado no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus. O trabalho tem por título: “Estudo da suscetibilidade magnética e do carbono orgânico em perfis de latossolos de textura arenosa representativos do cerrado piauiense” de autoria do discente Adriano Vinícius Santana Gualberto.

f97d8112-1050-4368-935a-12e4441fe03e.JPG

Reitor Gildásio ao lado da banca examinadora presencial, orientando e diretor do campus Professora Cinobelina Elvas

Na ocasião, também estiveram presentes o professor orientador da tese, Ronny Sobreira; o Diretor do CPCE, Everaldo Moreira da Silva; o Coordenador do PPGCA, Rafael de Souza Miranda; a Diretora do Campus Almícar Ferreira Sobral, Edmilsa Santana de Araújo; o Prefeito Municipal de Floriano, Antônio Reis Neto; o Diretor do Centro de Ciências Agrárias (CCA), Willams Costa Neves; o Diretor do Colégio Técnico de Bom Jesus, Raimundo Falcão Neto; e o Diretor do Hospital Veterinário Universitário de Bom Jesus, Manoel Lopes da Silva Filho.

c1668ae4-c397-4bdc-a92c-c5c23e930187.JPG

Autoridades, banca presencial, banca externa e o novo doutor

Em seu pronunciamento, o Reitor Gildásio apreciou o trabalho dos professores, servidores técnico-administrativos e alunos do CPCE e do CTBJ, destacando que é notório o esforço de todos para a construção de um ambiente educacional de qualidade. Ele destacou que a UFPI tem um papel importante na realização de pesquisas teóricas e que são igualmente importantes para sua aplicação no campo, sendo essencial para a consolidação da ciência que é produzida na universidade.

26dd96cd-a6fb-41dd-9ce4-de643b35e3c4_copy.JPG

Família do mais novo doutor

Para o Diretor do CPCE, Everaldo Moreira da Silva, a conquista da primeira defesa é resultado da dedicação dos professores do Campus de Bom Jesus na pesquisa e pós-graduação, reiterando que também foi neste campus, onde ocorreu a primeira defesa de mestrado fora da capital. Ele também elencou a importância estratégica do Campus, que é situado numa região de grande relevância agrícola e que as pesquisas da UFPI têm respondido aos anseios do setor produtivo e da comunidade em geral. O professor Everaldo também ressaltou os esforços dos primeiros professores do CPCE, em especial ao professor Júlio César de Azevedo Nóbrega, que foi um dos idealizadores do primeiro programa de pós-graduação do referido campi.

WhatsApp_Image_2023-03-13_at_08.21.36_2.jpeg

Público presente na defesa